Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Fornecer para uma grande empresa tem seus desafios. Cada uma tem suas particularidades. Por isso, o Sebrae Rio capacitará os pequenos negócios (MEI, microempresa e empresa de pequeno porte) do estado a se tornarem fornecedores do Sebrae Rio. Em projeto piloto, a instituição vai explicar os procedimentos do pregão eletrônico e essa metodologia pode ser aplicada no futuro por outras empresas. A primeira turma aconteceu em Volta Redonda, no Médio Paraíba. Agora, entre os dias 18 e 21 de julho, a capacitação chega nas cidades de Friburgo, Cabo Frio e Petrópolis.
“A nossa missão é promover o empreendedorismo. Nada mais justo de criar oportunidades de fortalecer a economia local, além de criar expertises para que os empreendedores possam participar de outros processos licitatórios”, explica Patricia Damasceno, analista do Sebrae Rio.
O treinamento vai abordar os conceitos, vantagens e o funcionamento do pregão eletrônico. Ao longo da capacitação, serão apresentados os documentos exigidos, como obtê-los e apresentá-los de forma adequada; as fases do pregão eletrônico, análise de riscos e os benefícios da LGPD.
Pesquisa sobre fornecedores no estado do Rio
Em recente pesquisa, o Sebrae Rio mostrou que metade das empresas (50,9%) pesquisadas possuem fornecedores de todos os portes; 24% compram apenas com os pequenos negócios; e 23,3% somente com médias e grandes empresas.
Os dados apontam que 57,4% das empresas pesquisadas compram no estado do Rio e em outros estados; 29,7% compram apenas no Rio; 12,9% possuem fornecedores fora do estado. Entre as empresas que possuem fornecedores de todos os portes, 28% compram mais de 50% dos pequenos negócios. Já 72% das empresas compram até 50% dos MEI, micro e pequenas empresas.
Serviço
- 18 de julho – Friburgo (Av. Conselheiro Július Arp, 80 – bloco 2) – 17h
- 19 de julho – Cabo Frio (R. Raul Veiga, 153) – 14h
- 21 de julho – Petrópolis (R. Nilo Peçanha, 54) – 9h