Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj – www.cultura.rj.gov.br -, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, com patrocínio da Petrobras, o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ reunirá as características culturais de todos os municípios do estado, desde a Festa do Divino, em Paraty, e a tradição finlandesa, de Itatiaia, às serestas de Conservatória e o Boi Pintadinho, de Campos.
O mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio. “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios e nos fornecerá subsídios para a elaboração do Plano Estadual de Cultura”, completou.
Mapear a cultura fluminense e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais é uma ação de extrema importância para se conhecer, em detalhes, o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa. É o que diz Eliane Costa, gerente de Patrocínios da Petrobras.
O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo, em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará, ainda, um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o Festival de Música do Vale do Café, entre tantos outros.
O mapeamento cultural do estado vai percorrer todo o território fluminense para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito.