Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Governo do Estado deve fazer um investimento de R$ 730 mil para que um polo da Faetec seja erguido no município. A intenção do secretário de Ciência e Tecnologia é de que, até setembro, o terreno esteja pronto para o início das obras. A previsão é de que o prédio esteja pronto para uso em, aproximadamente, quatro meses.
– A gente está procurando dar um suporte, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, ao crescimento que o Estado vem apresentando. Para isso, a capacitação profissional é fundamental. Dentro deste cenário, a Faetec escolheu Carmo para receber uma de suas unidades – afirmou Gustavo Tutuca.
A Faetec é voltada para alunos que saíram do ensino médio e têm intenção de ingressar em um curso técnico. A princípio, Carmo receberá, já em 2014, um CVT (Centro Vocacional Tecnológico), que atenderá a jovens da cidade e da região. Mas a perspectiva é ainda melhor: espera-se que, em breve, o município receba um polo do Cederj (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro), que deverá ser instalado no mesmo prédio.
– Nosso sonho é ver os alunos de Carmo sendo qualificados no município, isso é importantíssimo. A questão da escola é você poder capacitar os jovens e elevar o nome de Carmo, melhorando a qualidade de vida. A partir de agora, nós vamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho – explicou o professor João Armando.
Após a escolha do local de construção do polo, a Secretaria de Estado de Educação definirá, juntamente com os representantes do município, quais cursos serão ofertados para os alunos carmenses. A expectativa é de que sejam oferecidas, pelo menos, cinco áreas de formação diferentes para os estudantes se especializarem.
– O jovem vai se preparar para buscar o trabalho fora do município, em qualquer parte do Brasil. É muito importante que Carmo dê esse presente para os jovens; que eles saiam do município preparados para enfrentar o mercado de trabalho em qualquer lugar, em condições de igualdade. Estou disposto a comprar o terreno e ceder como contrapartida para essa iniciativa. Acho que a Faetec é um ganho muito grande para Carmo. Educação sempre é importante – concluiu o prefeito Odir Ribeiro.