Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A professora Tharcilia Maria Monteiro Britto de Moraes, secretária de Educação e o prefeito de Carmo, Sérgio Soares, reunidos após a conquista. Foto: Reprodução/internet
A Prefeitura Municipal de Carmo foi uma das finalistas da etapa estadual do prêmio “Band Cidades Excelentes”. O município foi um dos destaques na categoria desenvolvimento econômico e ordem pública. A cidade ficou entre as três finalistas do estado entre aquelas de até 30 mil habitantes.
O prêmio “Band Cidades Excelentes” foi criado pela Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, em parceria com o Instituto Aquila. A iniciativa busca reconhecer, valorizar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que usa conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país.
A plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Todas as cidades brasileiras foram automaticamente pré-inscritas no prêmio e divididas em 3 categorias de avaliação na etapa estadual, e 5 categorias na fase nacional, conforme o tamanho da população local.
Destaque em Educação
Recentemente, em setembro deste ano, Carmo também se destacou na área de educação. O município ficou em 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), conquistando a nota 6,0, ficando atrás apenas da cidade de Miracema. A boa colocação, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, considerou os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião, o prefeito de Carmo, Sérgio Soares, parabenizou a secretária de Educação, Tharcilia Brito, pela conquista. Além disso, estendeu as congratulações a todos os professores da Rede de Ensino e a toda a equipe de apoio da educação municipal.
O IDEB é definido a partir do desempenho em português e matemática de alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do ensino médio. A taxa de aprovação, obtida pelo Censo Escolar, também é utilizada no cálculo da nota do índice, que vai de zero a dez. Os alunos realizam as avaliações sempre em anos ímpares e o resultado é divulgado sempre em anos pares.