Novo serviço vai evitar sonegação e ajudar na dinâmica do trabalho contábil
No último dia 1º de novembro, começou a ser usado, em Carmo, o WebISS, sistema que gere o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Todos os prestadores de serviços, escritórios contábeis e empresários utilizarão esta ferramenta para a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A Prefeitura de Carmo ofereceu, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, um treinamento para os interessados na utilização do sistema. O curso foi ministrado pelo técnico do Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), Douglas Peralta, que ainda permaneceu na cidade por mais uma semana para dar suporte à utilização do programa.
– O principal objetivo do curso foi passar aos contadores como vai ser a gestão do ISSQN, porque o sistema não disponibiliza apenas a nota eletrônica, ele vem para ajudar na dinâmica do trabalho contábil e também para evitar a sonegação de imposto perante o município – explicou Peralta.
O novo sistema permite que as notas fiscais e as guias de ISSQN sejam emitidas de qualquer computador com internet, além de gerar relatórios para controle financeiro. Os prestadores de serviços, escritórios contábeis e empresários deverão criar o CEC (Cadastro Eletrônico de Contribuinte) e ir à Prefeitura criar uma senha até o dia 15 de dezembro. “A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é o primeiro passo para melhorar o relacionamento do contribuinte com a Prefeitura. O contribuinte tem mais facilidade para emitir as notas e o município terá mais controle sobre os serviços prestados”, lembrou Peralta.
Para a secretária municipal de Fazenda de Carmo, Maria Ramos, que também acompanhou o treinamento sobre o serviço semana passada, as Notas Fiscais de Serviços Eletrônica vão melhorar a receita do município e inibir a sonegação fiscal.