Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade abriu as primeiras 1.900 novas vagas para o Ambiente Jovem, maior programa de educação ambiental do país.
A iniciativa educa e orienta jovens de 16 a 24 anos, que moram em áreas de vulnerabilidade, sobre responsabilidade ambiental, oferecendo uma visão empreendedora e sustentável para a inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior.
O programa oferece, ao todo, 12.500 vagas, divididas pelo Estado entre Núcleos de Pertencimento (NUPs), que serão anunciados nos próximos dias.
A carga horária das aulas é de sete horas semanais, com aulas práticas, teóricas, visitas de campo e participação em eventos ligados à pauta ambiental. Os estudantes vão se aprofundar em temas como mudanças climáticas, resíduos sólidos e cidadania por quase seis meses.
“No último ano, formamos mais de cinco mil agentes de transformação de norte a sul do estado. Agora, com o programa ampliado e reestruturado, nossa missão é alcançar ainda mais jovens dispostos a mudarem suas realidades e colaborarem para um Rio de Janeiro mais sustentável”, afirmou o vice-governador, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e idealizador do Ambiente Jovem, Thiago Pampolha.
Os Núcleos de Pertencimento que já foram divulgados e que estão com as inscrições abertas estão presentes em Araruama, Nova Iguaçu, Piraí, Saquarema, São João de Meriti, São Gonçalo, Magé, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Paulo de Frontin, Nilópolis, Duque de Caxias, São Fidélis, Carmo, Rio de Janeiro, Três Rios, Macuco, Paracambi, Paraíba do Sul, Itaocara e Cordeiro.
São 50 vagas para cada uma das turmas nos municípios divulgados.
Estudantes matriculados e com 75% de presença nas atividades têm direito a uma bolsa de estudos mensal, no valor de R$ 300. Interessados no programa podem se inscrever online, no site: www.ambientejovem.com.br.