Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A prefeitura de Carmo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou, no dia 2 de dezembro, a terceira edição da Lavagem da Ladeira de Pedra. O ponto turístico é um símbolo que evidencia as religiões de matrizes africanas da cidade, assim como a sua cultura. A iniciativa contou com a participação da ARMAC (Associação das religiões de matrizes africanas de Carmo) e também com o apoio do grupo cultural Gente Arteira.
Recentemente, a Ladeira de Pedra foi declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro. A conquista deu-se em virtude de uma solicitação feita pela Secretaria de Cultura e Turismo de Carmo à presidente da Comissão de Cultura da ALERJ, a deputada Verônica Lima.
O novo título para o município foi fundamentado através do projeto de lei nº 1012/2023. No documento, é ressaltado que, além da própria Ladeira de Pedra, as manifestações culturais que ocorrem no local também foram consideradas patrimônio do estado. Nesse contexto, está incluída a lavagem do atrativo, que ocorre anualmente próximo ao Dia Nacional da Consciência Negra.
A Ladeira de Pedra
Desde 2021, a Ladeira de Pedra é considerada um Patrimônio Municipal Histórico de Carmo. Ela foi construída no fim do século XIX por escravos. A via era o principal caminho da elite carmense, na época. A rua ligava o paço municipal à praça onde fica a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Antes de ser pavimentada com pedras pelos negros, o espaço também era alvo de muitas reclamações.