Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Prefeitura Municipal de Carmo, através do decreto nº 5.916/2022, anunciou a liberação do uso de máscaras em espaços abertos e fechados em todo o âmbito do município. A iniciativa levou em consideração a situação atual dos baixos índices de contaminação pela Covid-19 na cidade. A medida entrou em vigor na data de publicação do decreto, no último dia 10 de março.
Entre os “considerandos” do novo decreto, a prefeitura afirmou que a nova medida segue as necessidades de atualização das medidas de segurança pública, considerando também recomendações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apesar de flexibilizar o uso de máscaras, o Gabinete de Crise de Enfrentamento ao Covid-19 do município recomenda ainda que os cidadãos optem por utilizar a medida protetiva em locais fechados e com aglomerações. Além disso, a máscara também deve ser utilizada por pessoas imunossuprimidas, com comorbidades de alto risco, sintomas gripais e ainda pessoas que não tenham sido vacinadas.
Através da nova medida, a prefeitura também anunciou que as atividades dos serviços públicos municipais retomam integralmente em sua totalidade a partir do funcionamento do novo decreto. A gestão municipal ainda recomendou que a população não deixe de continuar com as medidas de proteção e higienização individual, como lavar as mãos, usar álcool em gel e manter o distanciamento.
Festas e eventos
A partir do novo decreto, o município do Carmo também anunciou a liberação da promoção e realização de eventos, festas e comemorações, promovidas pela iniciativa privada ou pelo Poder Público, em todo o território da cidade.
Casos de Covid-19
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal de Carmo, a cidade possui atualmente 22 casos positivos de Covid-19, 58 pessoas em isolamento domiciliar e 4 casos em investigação. Desde o início da pandemia, o município acumula 3.951 casos da doença e 72 óbitos.
Foto: Reprodução/Internet.