Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os novos pluviômetros instalados em Carmo recentemente, através de parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, levarão mais segurança para os cidadãos do município no período de chuvas. Os aparelhos para medição foram locados no Ciep e na Light. Desta forma, o município terá dados precisos dos índices pluviométricos e dos riscos exatos em tempo real.
A instalação dos pluviômetros faz parte de um projeto de monitoramento nacional que está começando pela Região Serrana. Além dos dois aparelhos já instalados, a previsão é de que Porto Velho do Cunha e Barra de São Francisco recebam seus medidores. Estes só não foram instalados porque é necessário que haja sinal de celular na localidade. “Essa parceria é de grande importância para os municípios de pequeno porte. A gente sabe que a Região Serrana sofre com as chuvas, então quando a gente tem esse amparo técnico é de grande relevância, principalmente para áreas como Barra de São Francisco e Porto Velho do Cunha. Esse é um avanço para a sociedade e a população carmense”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Leila Moreira.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil fará o acompanhamento das chuvas em tempo real, juntamente com a Light, que já faz este trabalho no Rio Paraíba do Sul. Além de acessar os dados dos pluviômetros localizados em Carmo, a equipe terá informações sobre os índices de toda a região, o que dará uma base real das chuvas para o município.
– Cada região tem um limite de chuvas. No Rio de Janeiro, a média segura é de 40mm a 60mm de chuva por hora. Em Nova Friburgo, me parece que são 40 milímetros. Aqui, em Carmo, a gente ainda não tem, mas, provavelmente, acompanharemos a média de Nova Friburgo. Esses pluviômetros são apenas a primeira etapa, depois serão instaladas as sirenes. Teremos um plano de evacuação de área de risco, isso tudo acompanha o projeto como um todo – lembrou o coordenador municipal de Defesa Civil de Carmo, Sylvio Silva.
Atualmente, os pluviômetros estão sendo testados pelo Cemaden. Em breve, eles estarão operacionais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil acompanhará, em tempo real, os índices pluviométricos do município.