O distrito de Porto Velho do Cunha foi novamente atingido pela cheia do Rio Paraíba do Sul. A vazão do rio em Ilha dos Pombos ultrapassou 2.140m³/s na manhã desta quarta-feira, 9. Foto: Reprodução/Internet
Após passar por um intenso período chuvoso em janeiro deste ano, Carmo voltou a enfrentar transtornos causados pelas chuvas. Na manhã desta quarta-feira,9, a Prefeitura Municipal informou que a cidade está enfrentando problemas com deslizamentos de barreira, interdições em estradas e rodovias, e também enchentes.
Segundo a gestão municipal, o distrito de Porto Velho do Cunha foi novamente afetado pela cheia do Rio Paraíba do Sul, que encontra-se com vazões expressivas desde a madrugada de terça-feira, 8. Na localidade ruas e casas já foram afetadas pelas enchentes e, segundo a prefeitura, estima-se que cerca de 50 moradores estão desalojados.
Nas estradas vicinais do município também foram notificadas quedas de barreiras. As localidades mais atingidas são as Estradas do Retiro e São Luiz, porém muitos outros pontos sofreram com interdições. Foram identificados deslizamentos nas estradas de Recreio, Água Comprida, Pedra Branca, Estrada do Quebra Molas, e Estrada da Quinta e Estrada dos Cabral (ambas no distrito de Córrego da Prata).
Além de problemas nas estradas rurais, o Rio Paquequer, que corta o distrito de Barra de São Francisco, também está com o nível das águas elevado. De acordo com a prefeitura, a Patrulha Mecanizada da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro permanece oferecendo apoio constante na retirada de barreiras e também realiza o desentupimento de bueiros na cidade.
Enchentes e deslizamentos de barreiras fazem parte das principais ocorrências no município do Carmo neste intenso período de chuvas. Fotos: Reprodução/Internet