Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Escolas se apresentarão domingo e terça-feira, dias reservados às escolas de samba da cidade, que não desfilarão
Após os trâmites legais no que diz respeito à fase de planejamento e à liberação de recursos, o que contou com aprovação da Câmara Municipal, sai a programação oficial do Carnaval de Cantagalo, que vai com tudo para a avenida, preparando uma bela festa, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Certames e Lazer, que garante preparar uma festa para todos os gostos, cores e idades nos cinco dias de folia – 8 a 12 de fevereiro, além da Baile da Ressaca no sábado seguinte, dia 16.
A novidade este ano é a participação das composições da Unidos do Viradouro, de Niterói, que desfila pelo Grupo de Acesso, tentando retornar ao Grupo Especial do Rio de Janeiro, e da Portela. Essas composições vão preencher a programação do carnaval deste ano nos dias reservados aos desfiles das escolas de samba, já que nenhuma das agremiações de Cantagalo participará da folia deste ano, todas alegando problemas de diretoria.
A Unidos do Viradouro, por exemplo, desfilará no domingo, dia 10, a partir das 22h30min., enquanto que a Portela entra na avenida na noite de terça-feira, também a partir das 22h30min. O processo licitatório para a contratação de ambas as composições foi realizado na quinta-feira, 31 de janeiro, e o pacote foi fechado a R$ 73.990. Cada composição contará com bateria com, no mínimo, 15 componentes, além de passistas, mulatas e cantores profissionais.
De acordo com o secretário de Turismo, Raphael Jevaux, a cidade contará com vários blocos de embalo, tanto os que estão na programação quanto os que surgem de última hora, mesmo sem subvenção da Prefeitura. “Alguns blocos desfilam por tradição, mas não são registrados, ou seja, não têm formação jurídica, por isso não recebem subvenções da Prefeitura”, explica o secretário, que acredita em participações bastante interessantes dos blocos de embalo.
A Secretaria de Turismo também informou que em todos os dias da maior festa popular do País, a partir de sexta-feira, 8 de fevereiro, haverá os tradicionais bailes populares na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, no Centro. “Queremos mesmo fazer uma festa bastante popular e para todas as idades, para a família, típica do interior, onde a população é que faz a festa, que participa, não assiste somente. A proposta é manter a tradição de Cantagalo”, disse o secretário. Segundo ele, ao todo serão nove bailes populares, sendo um a cada noite de folia, sempre após os desfiles, totalizando cinco, além de três matinês – domingo (10), segunda (11) e terça-feira (12) –, a partir das 16h30min., e o Baile da Ressaca, marcado para o sábado seguinte ao carnaval, dia 16, a partir das 23 horas.
No total, foram contratadas cinco bandas para a animação dos bailes: Via Brasil (sexta-feira, 8), Perfil (sábado, 9), Impacto Livre (domingo, 10), Stratégya (segunda, 11), Nitro (terça, 12), mesma banda que fará o Baile da Ressaca, no sábado seguinte à folia, dia 16. A banda Metal Galo, formada por músicos da cidade, será a responsável pela animação das três matinês.