Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O carnaval teve início com a entrega da chave da cidade, pelo prefeito Salomão Lemos Gonçalves (PR), ao Rei Momo Marcos Biba, que, durante os cinco dias de festa, ficou responsável pela folia na cidade, acompanhando cada bloco, cada agremiação e, ainda, subindo no palco, dançando com as bandas e interagindo com os foliões.
Os desfiles das escolas de samba reuniram centenas na Avenida Raul Veiga. Falando sobre a criação do mundo, a Acadêmicos do Retiro (Gresar) foi a primeira a desfilar, seguida pela cor e magia do mundo do circo, apresentado pela Imperatriz de São Manoel (Gresism). A Unidos do Rodolfo (Gresur) desfilou a fé, a cultura e os encantos do Nordeste. Encerrando, a Mocidade Independente de Cordeiro (Gresmic) mostrou, desde as antigas religiões, a fé que move montanhas.
As cores das escolas, acompanhadas pela história contada nos enredos, como em um grande teatro ao ar livre, além do embalo das baterias, alegraram os foliões, convidados a cantar junto com as agremiações.
Os grandes carros alegóricos, a beleza e o cuidado com que cada escola trabalhou suas fantasias e suas alas mostraram a retomada da tradição do município na realização de um grande espetáculo de carnaval.
Os blocos carnavalescos mostraram tradição e irreverência. No primeiro dia, a eleição das “piranhas” foi concorrida. Decidido através de voto popular, ganharam troféus a piranha mirim João Fernandes, de 2 anos de idade; a melhor piranha feminina, Beatriz Lima; as piranhas “a cara da riqueza”, de Diogo Amaral e Luciano Bonan; a piranha exótica, João Paulo Oliveira; a piranha princesa, Jamil Lima Dias; e a rainha das piranhas, Antônio Cabeleireiro.
Onze blocos participaram do carnaval este ano: Jovem de Ontem, Bloco das Piranhas, Vuco-Vuco, Fluminense, Vem Kum Nós, Olodum G, Kamaleão, Nação Rubro Negra, Terremoto Folia, Ai Seu Tipego e Blocozão, atraindo foliões de várias cidades, com abadás originais e programação variada, que incluía DJs, tequileiros, tequileiras e trio elétrico.
Para o prefeito Salomão Lemos Gonçalves, o primeiro carnaval organizado em seu mandato foi excelente, cumprindo o planejado e, principalmente, voltado para as famílias. “Esperamos que os próximos anos sejam cada vez melhores, com a população participando e cada vez mais movimentação do comércio e do turismo no nosso município. Só tenho a agradecer a presença de todos e a excelência das escolas de samba e dos blocos, além do apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros”, afirmou o prefeito, bastante animado pelos resultados obtidos no carnaval, que transcorreu sem grandes problemas na cidade, assim como na região, como um todo.