Nova Friburgo fez história com o melhor Carnaval de todos os tempos. Com uma grande estrutura, a Prefeitura realizou um evento épico, com seis dias de folia, oferecendo atrações para todos os públicos, no centro e distritos. Mas a boa notícia não para por aí. Além de ter arrastado friburguenses e visitantes para as ruas e oferecer muita diversão, o Carnaval movimentou a economia, atraiu turistas e gerou milhares de empregos temporários e fomentou o Turismo.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação hoteleira no município chegou a 90%, sendo que em alguns estabelecimentos, todas as acomodações foram preenchidas.
Em relação àqueles que trabalharam diretamente no Carnaval, 130 seguranças privados e 25 bombeiros civis foram contratados. Nos postos médicos de atendimento emergencial, foram 10 contratados. Além disso, as equipes envolvidas com montagem da estrutura, incluindo som, iluminação, palcos, tendas, trio elétrico e banheiros, contaram com aproximadamente 100 pessoas, além das demais contratações indiretas para diversos setores no período.
Já as Escolas de Samba dos grupos A e Especial empregaram cerca de 2.750 pessoas que atuaram diretamente na produção, organização, confecção de fantasias, adereços e alegorias. Nas 38 barracas de comidas e bebidas, 160 pessoas trabalharam durante os seis dias de evento. A média de venda por barraca foi de R$40 mil, totalizando mais de R$1,5 milhão.
O Carnaval também teve um balanço positivo em relação à segurança. De acordo com a Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento, o Carnaval ocorreu de forma amistosa e apenas um furto foi registrado pelos policiais que estavam nas ruas e contaram com o monitoramento do Programa Cidade Inteligente apoiando o policiamento. Já a Polícia Civil informou que os poucos registros foram em decorrência de extravios de documentos e furtos de celulares, sem ocorrências com maior gravidade.