Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Casa Agrícola Irmãos Ferreira recebeu, recentemente, uma Moção Honrosa da Câmara Municipal de São Sebastião do Alto. A homenagem foi proposta pelo vereador Aledio Rezende de Oliveira e destacou os serviços oferecidos pela empresa em prol do desenvolvimento do município. A condecoração também buscou parabenizar o empreendimento pelos seus 26 anos de atuação à frente do setor do agronegócio.
De acordo com o vereador-autor, Aledio, a empresa também foi agraciada com a Moção Honrosa devido ao seu papel na geração de empregos em São Sebastião do Alto, assim como pelo seu compromisso com o produtor rural. O vereador ressaltou que a organização atende ao pequeno, médio e grande produtor do campo, levando ainda mais conhecimento para os trabalhadores rurais.
A Casa Agrícola Irmãos Ferreira
Fundada em 31 de março de 1997, a Casa Agrícola Irmãos Ferreira é uma empresa localizada em São Sebastião do Alto que atua no setor do agronegócio, sendo referência no estado do Rio de Janeiro. A organização atende desde o pequeno produtor rural até colaboradores mais especializados, como engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, consultores internos e externos, administradores, entre outros. O empreendimento atende todos os 46 municípios do estado do Rio que cultivam HF e também possui filiais nas cidades de Nova Friburgo e Itaocara.
A história da Casa Agrícola Irmãos Ferreira
Com uma significativa representação no setor de agronegócio, a empresa Casa Agrícola Irmãos Ferreira (CAIF), marcada por uma história de árduo trabalho, empenho e superação dos gestores, vem crescendo e ratificando sua importância no ramo agrícola do estado do Rio de Janeiro.
A Família Ferreira investe na produção agrícola desde 1985. O trabalho, no setor de agricultura, foi iniciado, de maneira simples, utilizando-se o método de semeio de mudas por sementeiras em campo aberto. Na ocasião, após a colheita, transportava-se toda a produção, a fim de que fosse comercializada no CEASA de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro.
Em 1991, os sócios decidiram ampliar seu conhecimento técnico, momento no qual iniciaram testes de plantio de mudas em uma pequena estufa no quintal da casa de seus pais. Com grande sucesso e praticidade advindos desse novo método, a produção não só foi aumentando, como também fomentou a demanda por parte dos produtores vizinhos. Em 1994, foi fundada a primeira estufa da região, sob a gerência de Sebastião Ferreira, pai dos sócios.
Em 1995, com vistas à expansão dos negócios, os gestores investiram na construção da primeira estufa com capacidade para suportar 130 mil mudas. Não contendo a demanda, após dois anos, construíram-se mais duas estufas, nas quais se triplicou a capacidade de produção. Em 2001, adquiriram-se mais três estufas.
Além da inovação nas mudas, a cada ano, a empresa trazia mais modernidade para o campo, sob a forma de plantio, irrigação, adubação, estrutura, entre outros. Prova disso foi o investimento e ingresso, a partir de 2008, no sistema TOMATEC – Tomate em Cultivo Sustentável -, uma forma de produção desenvolvida pela Embrapa Solos, a qual fornece segurança alimentar ao consumidor, já que o propósito básico é o melhoramento do cultivo do tomate de mesa, por meio de boas práticas agrícolas (fertirrigação por gotejamento, ensacamento de pencas, utilização de fitilho nas lavouras e manejo integrado de pragas – MIP).
Atualmente, o novo Complexo de Estufas Irmãos Ferreira é o mais moderno de todo o estado do Rio de Janeiro, no qual se priorizou a inovação e a evolução de todos os processos e equipamentos. Para tanto, em 2018, investiu-se em estufas climatizadas para a produção de mudas enxertadas, com mais padronização e qualidade, por intermédio de um sistema automatizado de fertirrigação e pulverização. O novo projeto para ampliação foi finalizado em agosto de 2020, com capacidade atual para 35 milhões de mudas anualmente.
A forma bem-sucedida de gestão dos negócios da família gerir permitiu que continuasse investindo no setor agrícola, de modo que, no ano de 1997, adquiriu-se a primeira loja especializada nesse segmento, com o objetivo de atender os agricultores da região. Em 2003, inaugurou-se a segunda e maior filial, hoje o centro de Distribuição da Casa Agrícola Irmãos Ferreira, localizada no Ceasa de Ponto de Pergunta, na divisa entre os municípios de São Sebastião do Alto-RJ, Itaocara-RJ e São Fidélis-RJ. Em 2005, foi adquirida mais uma filial, estabelecida na cidade de Itaocara-RJ. Cinco anos após, foi o momento de expandir para a região serrana, onde foi aberta uma loja no Mercado do Produtor, em Conquista / Nova Friburgo – RJ. Em 2013, a Produtora de Hortifruti tornou-se uma das filiais e os investimentos cresceram a cada ano, já que um dos objetivos da empresa é trazer o que há de melhor para o consumidor. Em 2017, inaugurou-se mais uma filial, em Mury / Nova Friburgo-RJ. Além das filiais, a empresa montou a assistência Técnica Stihl, localizada também em Ponto de Pergunta, a qual presta serviço de manutenção a todos os equipamentos Stihl, adquiridos ou não nas lojas da Casa Agrícola Irmãos Ferreira.
Neste ano de 2021, foi criada a marca Villam, que, no latim, significa “fazenda”. Trata-se de uma linha de produtos super selecionados e embalados de forma padrão, com o intuito de chegar até o consumidor insumos de alta qualidade. São comercializados os seguintes produtos dessa linha: berinjela redonda, rajada e a mini berinjela rajada, o milho-doce e o mini, pimentão colorido e verde, pepino comum e japonês, tomate italiano e longa vida.
Além de expressivo comprometimento, dedicação intensa e trabalho sério, a ampliação da empresa também resulta de parcerias com fornecedores líderes do mercado, os quais oferecem alto nível de qualidade ao consumidor e somam-se mais de 150, dentre os quais se pode citar, especialmente, Syngenta, Yara, e Stihl.
A Casa Agrícola Irmãos Ferreira proporciona melhor estrutura para atender, a contento, tanto os clientes quanto o quadro de colaboradores especializados, como engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, consultores internos e externos, administradores, entre outros. Por meio destes, a empresa atende todos os 46 municípios do estado do RJ que cultivam HF.
A CAIF continua sendo uma empresa familiar, com excelência em bom atendimento e profissionalismo, além de referência em qualidade, organização, tecnologia, inovação e soluções para todo o agronegócio do estado do Rio de Janeiro.
(Texto extraído do site da empresa)