A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), junto à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e o Governo Estadual, anunciaram a data de reabertura da Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo. O espaço cultural, que guarda um grande acervo da história do escritor e jornalista cantagalense, será reinaugurado no dia 16 de junho, às 19h.
A Casa de Euclides da Cunha é dedicada à memória do escritor e possui um acervo com peças históricas e primeiras edições de seus inscritos, como o livro “Os Sertões”. Fundado em 1965, o espaço é referência em Cantagalo e região por preservar a história de uma das personalidades mais importantes da literatura do país.
Há cerca de 12 anos de portas fechadas, em 2021 o JR havia anunciado que o espaço cultural seria restaurado. Na ocasião, Douglas Fasolato, coordenador de museus da FUNARJ, afirmou que a atração estava em processo de reorganização administrativa e conceitual para que pudesse cumprir o seu papel de destaque na cidade de Cantagalo.