Casos de Dengue voltam a aumentar no estado do Rio de Janeiro em 2023

O número de casos de dengue no estado do Rio de Janeiro voltou a subir nas duas primeiras semanas de 2023. Apenas neste período, a capital fluminense já possui 173 casos prováveis da doença. Os números são contabilizados pela plataforma digital “Painel de Indicadores da Dengue” que disponibiliza um panorama completo da doença no estado.

No ano de 2022, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado do Rio teve 11.400 casos de dengue e 16 óbitos. Em 2021, foram registrados número bem menores, com 2.882 casos e 4 mortes. Neste ano, com a chegada do período das chuvas, algumas cidades já estão em alerta, uma vez que o verão e as temperaturas mais quentes costumam facilitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

De acordo com o “Painel Dengue”, do Governo do Estado, apenas nas duas primeiras semanas do ano foram identificados possíveis casos de dengue em diversas regiões. Na região Metropolitana estão concentrados cerca de 186 casos, na região Norte 20, e na região Serrana 2 casos. Ainda segundo o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), que organiza os dados no estado do Rio, municípios do interior também já possuem casos prováveis, como Cordeiro (2) e São Fidélis (1).

 

Nova Friburgo

O município de Nova Friburgo, de acordo com o “Painel Dengue”, registrou 111 casos da doença em 2022. A prefeitura da cidade confirmou pelo menos 97 casos. Apesar do número ser aparentemente baixo, se comparado aos mais de 200 mil habitantes, a quantidade é muito superior ao número de casos do ano anterior. Em 2021, o município havia registrado apenas 4 notificações. Além da dengue, outra doença causada pelo mosquito Aedes é a Chikungunya, que em 2022, também teve seis casos registrados na cidade.

De acordo com a prefeitura, em 2022, toda a área urbana do município recebeu a visita de cerca de 40 agentes de combate a endemias. A localidade que mais registrou casos foi o distrito de Amparo. Já o local com maior número de infestação do mosquito transmissor, até outubro do ano passado, foi o distrito de Conselheiro Paulino.

 

Carmo

A cidade do Carmo já começou a realizar ações preventivas de combate à dengue em 2023. De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Joyce Lopes, neste ano a cidade realizou o exame LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) para verificar o grau de infestação do mosquito no município.

De acordo com a coordenadora, a prefeitura também está desenvolvendo estratégias para visitar todas as casas da cidade, em parceria com os agentes comunitários de saúde. Além disso, a gestão atual adquiriu uma nova pick-up para dar auxílio às visitas. Joyce Lopes afirmou ainda que é importante que toda a população receba os agentes de endemias em suas casas, e também faça o seu papel – diariamente – para evitar a proliferação do mosquito.

Ver anterior

Prestação de Contas do município de Duas Barras tem parecer prévio favorável à aprovação

Ver próximo

Fazendas estão à venda nos municípios da região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!