Católicos realizam comemorações de Corpus Christi

Os católicos tem arrumado um jeito de realizar as comemorações religiosas.

No dia 11 de junho, o Santuário do Santíssimo Sacramento de Cantagalo comemorou a solenidade de Corpus Christi. Após a novena em preparação a este grande dia, que ocorreu do dia 02 ao dia 10 de junho, a missa foi presidida pelo pároco do Santuário, Higor Moraes de Jesus, e transmitida através do canal no YouTube. Ao final da Santa Missa, o padre se despediu dando a benção e iniciando a procissão.

 

 

O Santíssimo Sacramento percorreu todas as ruas dos bairros da cidade de Cantagalo. A procissão teve duração de 4 horas e 37 minutos. Em todo o percurso, os fiéis ajoelhavam, pediam bênçãos, todo o cortejo envolto com muita emoção. Durante o trajeto, foram feitas três paradas, quando o padre Higor concedia a benção com o Santíssimo: uma no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, único da cidade, onde os idosos o aguardavam; uma na Prefeitura Municipal; e a outra no Hospital de Cantagalo, onde membros da equipe de saúde também esperavam, ajoelhados.

 

Em Cordeiro, também foi uma procissão de Corpus Christi diferente. O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus tem obrigado até as manifestações espirituais mais tradicionais a se adequarem aos tempos de quarentena. Evento sagrado da Igreja Católica, a Celebração de Corpus Christi também aconteceu de forma bastante inusitada, com os fiéis tendo de acompanhar o ritual de fé apenas pelas redes sociais, já que a orientação das dioceses é para se evitar as aglomerações. A missa, celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, foi acompanhada pelos fiéis através do Facebook.

Logo após, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas, conduzida pelo padre Arnaldo Carvalho, pároco da comunidade católica. Os devotos dispuseram seus altares em frente às suas residências para aguardar as bênçãos. O pequeno cortejo parou diversas vezes para que as orações fossem feitas, como ocorreu diante da Prefeitura de Cordeiro, onde o prefeito e sua família, mantendo a tradição desde o início de sua gestão, oraram juntamente com o padre pelas famílias cordeirenses.

Jamais abandonaremos nossa fé e crença em dias melhores para nosso povo. As orações e a passagem da procissão, mesmo sem a presença dos fiéis, nos emocionaram. Que Deus e Cristo nos concedam sabedoria e coragem para vencermos essa batalha desafiadora”, disse o prefeito após as preces do padre Arnaldo.

 

Prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, juntamente com a família, a espera da procissão do Santíssimo

Prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, juntamente com a família, a espera da procissão do Santíssimo

Ver anterior

Ronan Paes Pinho, de Duas Barras, se destaca com seu trabalho de pintura

Ver próximo

Novo bispo tomará posse em julho na Diocese de Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!