Teatro ensina cuidados ambientais a alunos da rede pública em Cantagalo
Os católicos tem arrumado um jeito de realizar as comemorações religiosas.
No dia 11 de junho, o Santuário do Santíssimo Sacramento de Cantagalo comemorou a solenidade de Corpus Christi. Após a novena em preparação a este grande dia, que ocorreu do dia 02 ao dia 10 de junho, a missa foi presidida pelo pároco do Santuário, Higor Moraes de Jesus, e transmitida através do canal no YouTube. Ao final da Santa Missa, o padre se despediu dando a benção e iniciando a procissão.
O Santíssimo Sacramento percorreu todas as ruas dos bairros da cidade de Cantagalo. A procissão teve duração de 4 horas e 37 minutos. Em todo o percurso, os fiéis ajoelhavam, pediam bênçãos, todo o cortejo envolto com muita emoção. Durante o trajeto, foram feitas três paradas, quando o padre Higor concedia a benção com o Santíssimo: uma no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, único da cidade, onde os idosos o aguardavam; uma na Prefeitura Municipal; e a outra no Hospital de Cantagalo, onde membros da equipe de saúde também esperavam, ajoelhados.
Em Cordeiro, também foi uma procissão de Corpus Christi diferente. O isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus tem obrigado até as manifestações espirituais mais tradicionais a se adequarem aos tempos de quarentena. Evento sagrado da Igreja Católica, a Celebração de Corpus Christi também aconteceu de forma bastante inusitada, com os fiéis tendo de acompanhar o ritual de fé apenas pelas redes sociais, já que a orientação das dioceses é para se evitar as aglomerações. A missa, celebrada na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, foi acompanhada pelos fiéis através do Facebook.
Logo após, a procissão com o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas, conduzida pelo padre Arnaldo Carvalho, pároco da comunidade católica. Os devotos dispuseram seus altares em frente às suas residências para aguardar as bênçãos. O pequeno cortejo parou diversas vezes para que as orações fossem feitas, como ocorreu diante da Prefeitura de Cordeiro, onde o prefeito e sua família, mantendo a tradição desde o início de sua gestão, oraram juntamente com o padre pelas famílias cordeirenses.
“Jamais abandonaremos nossa fé e crença em dias melhores para nosso povo. As orações e a passagem da procissão, mesmo sem a presença dos fiéis, nos emocionaram. Que Deus e Cristo nos concedam sabedoria e coragem para vencermos essa batalha desafiadora”, disse o prefeito após as preces do padre Arnaldo.
Prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, juntamente com a família, a espera da procissão do Santíssimo