Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
No dia 20 de junho, o Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), representado pelo seu diretor-presidente, Ocimar Teixeira, participou do segundo dia da Visita Técnica do Projeto “Cidade Presente – Riograndina Resiliente”, resultado de uma proposta da prefeitura municipal de Nova Friburgo submetida a um edital de chamamento Público do Governo Federal. Esta foi a segunda visita do projeto e aconteceu no distrito de Riograndina, que contou com a participação do Grupo de Trabalho, Lideranças Comunitárias e alunos do Colégio Emília Roschemant. O foco foi a Teoria Abordagem da Intervenção e Oficina de Educação Climática.
Durante a visita foram tratadas 3 temáticas: Vivência científica de coleta e compartilhamento de dados cidadãos da chuva e condições meteorológicas; interpretação dos dados de chuva e riscos de desastres – inundação, escorregamentos, secas; participação comunitária na prevenção de situações de risco (NUPDEC); e, no final, foi realizada uma oficina de pluviômetros de garrafa PET e mapeamento comunitário.
O projeto tem seu escopo baseado no desenvolvimento urbano sustentável em escala de “bairro”, com foco nas pessoas e na construção de um plano de ações estruturais e estruturantes. Tais ações são voltadas à prevenção e preparação comunitária, em localidades suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente movimentos de massa e inundações.
Devido à sua característica de ser um projeto multisetorial, o CBH-R2R entende que poderá contribuir com ações relacionadas direta e indiretamente com o rio Grande que passa pelo bairro. Poderá ainda fortalecer as relações técnicas com setores do município de Nova Friburgo, em especial a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil. O projeto é financiado com recursos do Ministério Alemão da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).
Foto: Divulgação CBH-Rio Dois Rios/AGEVAP