Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Desta vez, foi uma abertura mais que especial, pois, além dos três cursos já consagrados pelo polo – Matemática, ministrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pedagogia, ministrado pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e História, também da UniRio, duas das seis universidades públicas consorciadas ao sistema do Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) –, também foram iniciadas as aulas de dois novos cursos conquistados pelo polo de Cantagalo no segundo semestre do ano passado: Administração, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Computação, pela UFF. “Conquistamos esses dois novos cursos ano passado e, já no final de 2001, realizamos o vestibular. Portanto, nesses dois cursos, estamos recebendo as nossas primeiras turmas”, comemorou a diretora do polo, Leila da Silveira Leite.
A aula inaugural foi realizada na antiga sede social do Cantagalo Esporte Clube, no Centro. Foram 215 alunos participantes do evento. Segundo Leila Leite, são 50 novos alunos em matemática (12 para aprovados do Enem, 10 para professores da rede pública e 28 de ampla concorrência), 50 em história (12 para aprovados do Enem, 10 para professores da rede pública e 28 de ampla concorrência), 20 em pedagogia (cinco para aprovados do Enem, quatro para professores da rede pública e 11 de ampla concorrência), 50 em administração (15 para aprovados do Enem e 35 de ampla concorrência) e 45 em computação (14 para aprovados do Enem e 31 de ampla concorrência).
A secretária de Educação voltou a dizer que trabalha mais do que nunca pelo Cederj/UAB. “O que for preciso, o polo pode contar com a Prefeitura, pois temos total apoio do prefeito Guga de Paula, inclusive em novos investimentos para que possamos trazer novos cursos futuramente”, afirmou a secretária, também ex-diretora do polo Cederj/UAB. Ela anunciou, ainda, que, este ano, o polo poderá ganhar mais cursos. “Já estamos trabalhando para trazermos turismo e outros que puderem ser incorporados”, antecipou. Para isso, Lucinha Noronha afirmou que a Prefeitura autorizou a construção, este ano, do terceiro piso do polo, que, recentemente, recebeu mais de R$ 50 mil em obras de reforma e estruturação.
– Desde 2002, vínhamos dividindo o Cederj/UAB com uma escola municipal, mas agora o polo está sozinho com todo o espaço. Por isso, investimos nas obras para dotar a unidade de mais qualidade em espaço físico e conforto. Agora, se Deus quiser, vamos construir o terceiro piso, dando suporte ao prédio para receber outros cursos – declarou Lucinha Farah Noronha, acrescentando que estava sendo realizada a 20ª aula inaugural e que o polo está completando seus dez anos.
Já Leila da Silveira Leite falou sobre a oportunidade que cada um dos alunos está tendo e agradeceu o empenho da Secretaria Municipal de Educação nas ações empreendidas pelo Cederj/UAB, enfatizando também o crescimento do polo.
A abertura do ano letivo do Cederj/UAB teve a participação de dois alunos veteranos: Rodrigo Pinto (História) e Sayonara dos Santos (Matemática).