Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Um dos feriados que mais movimenta a população é o Dia de Finados, quando as pessoas se reúnem nos cemitérios para relembrar familiares e amigos já falecidos. Com a proximidade da data, funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Trajano de Moraes já iniciaram os preparativos para receber a demanda, que, neste ano, deve ser diferenciada em função da pandemia de covid-19.
Há mais de duas semanas a prefeitura de Trajano de Moraes, intensifica a limpeza e pintura dos cemitérios municipais para a celebração do Dia de Finados, que este ano será na segunda-feira, 2, feriado nacional. Como já é tradição, às vésperas da data os cemitérios recebem atenção especial, com varrição, capina e limpeza dos cruzeiros – aqueles espaços destinados para acender velas, oferecendo assim mais conforto e tranquilidade a quem for visitar os cemitérios.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a administração pública municipal recomenda que, as famílias prestem homenagens aos parentes mortos ao longo da semana que antecede ou sucede a celebração. O objetivo é respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações. “A data costuma reunir milhares de pessoas. Os cemitérios recebem centenas de visitantes. Vale dizer que os locais estarão abertos à visitação, no entanto, serão adotadas medidas de segurança para impedir aglomerações”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.
Uma equipe coordenada pelo subsecretário Batista Nogueira, atuam firmes nessa ação. “É um trabalho que requer agilidade. Estamos pedindo para a população fazer a visita aos seus entes queridos antes ou depois do dia 2 de novembro. Contamos com a sensibilização das pessoas para evitarem aglomerações e, assim, garantirmos a segurança com relação à contaminação pelo coronavírus”, disse Batista.
Mesmo com a recomendação para que as pessoas prestem homenagens em dias alternados ao longo da semana, a prefeitura adotou as seguintes medidas: Uso de máscara obrigatória em toda a área do cemitério, e ela deve cobrir o nariz e a boca, não vão ser fechadas as vias de acesso aos principais cemitérios, no dia 2 de novembro, os portões vão ser abertos às 7 horas e fechados às 17 horas. Ainda segundo a coordenação, a limpeza e manutenção dos cemitérios começou a ser feita bem antes para receber as visitas da população.