Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Sociedade Musical 15 de Novembro faz apresentação de gala para marcar seus 100 anos de fundação
A Sociedade Musical 15 de Novembro, de Cantagalo, realizou uma apresentação de gala na noite do último sábado, 15 de novembro, para marcar a comemoração dos seus 100 anos de fundação.
A apresentação especial, que aconteceu na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, reuniu um bom público, que, por várias vezes, aplaudiu, de pé, a atuação da aniversariante, que estreou uniforme novo, entregue aos músicos no mesmo dia, durante a tarde, também como parte da programação, que levou 15 dias, com comemorações em três finais de semana consecutivos, quando recebeu várias bandas convidadas.
A retreta de gala, com regência do maestro e arranjador Celso Guimarães, brindou o público presente com um repertório bem selecionado, composto por 20 canções, entre valsas, dobrados, marchinhas, sambas, Música Popular Brasileira (MPB), entre outros ritmos.
Algumas dessas apresentações contaram com participação especial do cantor Binha Brasil, além de jovens músicos da escola de música da Sociedade Musical 15 de Novembro.
A apresentação contou com suporte dado pela Prefeitura Municipal de Cantagalo, como palco especial e sonorização, numa parceria entre as secretarias municipais de Cultura, de Educação e de Turismo.
O 15 de novembro foi um dia repleto de atividades. O dia começou às 6 horas, quando a banda percorreu as ruas da cidade promovendo uma bela alvorada. Em seguida, com participação de parceiros, foi oferecido um café comunitário em praça pública. A entrega simbólica do novo uniforme da banda foi realizada por volta das 9 horas, enquanto que às 10 horas foi celebrada a missa em ação de graças na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.
Após o almoço, que foi serviço às 12 horas, começaram as homenagens aos músicos e maestros, o que culminou com a inauguração do Museu Nacib Mansur, na sede da Sociedade Musical 15 de Novembro (Rua Dr. Júlio Santos, ao lado da Igreja Matriz).
O museu ficará aberto todos os dias e passa a ser mais um ponto cultural da cidade, contando um pouco da história da banda em fatos, biografias, fotos e exposição de instrumentos musicais, entre outros.
Em seguida, às 17 horas, subiu ao palco, montado na Praça da Matriz, a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, última atração antes da apresentação de gala da aniversariante, que, ao final, também contou com o corte de um bolo personalizado para celebrar o centenário da agremiação musical.
De acordo com o maestro e arranjador Celso Guimarães, a banda sempre procurou manter viva a arte da música, o que faz a diferença nesses 100 anos de história. “Não devemos, de forma alguma, deixar a cultura musical esvaziar-se. Felizes são as cidades que mantêm viva a história das suas bandas de música. E Cantagalo é um exemplo, pois, graças aos esforços dos músicos e maestros que passaram e que estão na banda, a Sociedade Musical 15 de Novembro mantém-se de pé, viva e pronta para mais 100 anos”, destacou o maestro.
O presidente da banda, Sérgio Campanate, disse que se sentia com o dever cumprido. “Contamos com apoio de muita gente para que esse momento pudesse acontecer e de forma tão especial. Temos que agradecer a todos, em especial a Prefeitura Municipal de Cantagalo, sem a qual não poderíamos realizar essa comemoração com o tamanho e a expressividade que foi, o que mobilizou toda a região”.