Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
Em maio, diversas ações no país marcam o ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. No dia 17 de maio, véspera da data oficial, a cidade de Macuco foi palco de uma grande passeata, reunindo crianças, jovens, educadores e líderes comunitários com o objetivo de promover a tradicional campanha ‘Faça Bonito’, cuja iniciativa busca conscientização e engajamento da sociedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Aproveitando a realização da FLIMAC/2024, a caminhada integrou a programação oficial do evento.
A concentração foi entre os bairros Paraíso e Volta do Umbigo e as pessoas saíram ordeiramente até o centro, dessa vez em silêncio, em respeito à memória da jovem estudante Maria Clara, que ‘partiu’ precocemente. Os manifestantes exibiram cartazes e faixas e sensibilizaram a população sobre a causa. Dizendo-se agradecida à adesão do Governo Municipal, a secretária de Desenvolvimento Social, Tatiane Bormevet, destacou a importância de garantir segurança e proteção para as futuras gerações, permitindo que crianças e adolescentes cresçam livres de qualquer tipo de constrangimento ou abuso.
Personalidades locais enfatizaram a urgência do diálogo franco e comprometido, ressaltando a delicadeza e gravidade do tema, que deve ser tratado com responsabilidade, coragem e rigor. “Nossas crianças merecem respeito”, afirmou a secretária Tatiane. Também marcaram presença todas as comunidades escolares do município; vereadores; dirigentes das duas unidades do CRAS e Programa Criança Feliz; Grupo Flor de Ipê; Conselho Tutelar; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Bonan; a secretária de Educação, Claudia Vogas; e a prefeita Michelle Bianchini. Numa parceria com o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, a Sociedade Musical São João Batista fez uma belíssima apresentação com alunos integrantes do projeto.
Encerrando a manifestação, outras autoridades também se pronunciaram, com destaque para a prefeita Michelle Bianchini, que reafirmou o compromisso do poder público em apoiar campanhas dessa magnitude e trabalhar para garantir a proteção das crianças e adolescentes, especialmente com ações educativas e preventivas. “É preciso manter, sim, a integridade e dignidade de nossas crianças e adolescentes com atitudes firmes e com o rigor da lei para quem as desrespeitar. Caso não haja essa atitude, essa criança poderá estar condenada física e psicologicamente para o resto da vida. Façamos nossa parte e cuidemos delas com todo amor”, concluiu a prefeita em tom de emoção.
Fotos: Wesley Marques / Rodrigo Cuco