Centro Social e Cultural Cia da Alegria atua no bairro São José

A entidade é sediada na Rua Vovó Jovita, 206, no bairro São José, em Cantagalo e é coordenada pela enfermeira Mariana Campos Ecard Teixeira, Aparecida Rabelo, Márcio Herdy, (mestre Tico-Tico), do grupo de capoeira Elite de Bimba, e moradores locais que atuam de forma voluntária, fazendo com que conheçam suas necessidades e anseios, agindo no sentido de sanar tais necessidades.

As atividades são voltadas para adultos, em especial mulheres desempregadas, crianças e adolescentes em idade escolar visando o desenvolvimento pessoal e o preparo deles para o exercício da cidadania e, futuramente, qualificação profissional.

– Buscamos estreitar laços entre a entidade e pais ou responsáveis dos nossos alunos, dando-lhes ciência de todas as atividades propostas por nós, bem como comportamento, frequência, restrições e desenvolvimento de seus filhos. Além disso, estamos sempre abertos a novas ideias sugeridas pelos pais ou pelos alunos – disse a coordenadora Mariana Ecard.

O Centro Social está em funcionamento há dois anos e, em dezembro de 2010, formou 94 alunos nos cursos de informática (18), costura (31), cabeleireiro (8), capoeira (20) e fez o acompanhamento escolar (reforço escolar) de 21 alunos.

Em 2011, sete novos cursos foram inseridos em seu quadro de atividades: artesanato feito com material reciclado (caixa de leite, papelão, coador de café, garrafa pet e retalhos doados por confecções locais), ponto cruz, boneca de lã, crochê, biscuit, artesanato em E.V.A. (flores em emborrachado) e cachecol em tear. “Em nossas atividades, buscamos ao máximo utilizar materiais recicláveis e contamos com doações de confecções locais”, garante a coordenadora.

Toda sexta-feira, a partir das 18 horas, são exibidos filmes infantis, com distribuição de pipoca e suco.

No dia 26 de maio de 2011, o Centro Social participou da conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), quando foram eleitas as entidades que terão direito a indicar representantes para o CMDCA para o biênio 2011/2013. Por votação, o Centro Social Cia da Alegria, com 12 votos, foi eleito entre as entidades titulares. Esta parceria entre o Centro Social Cultural Cia. da Alegria e o CMDCA possibilitou a aquisição de cinco computadores completos, 20 placas de tatame e quase 40 instrumentos musicais.

A aquisição, segundo a coordenadora, possibilitará a inclusão de três novos cursos em nos quadros de atividades da entidade, o que atenderá a cerca de 150 crianças. As aulas estão previstas para iniciarem nesta segunda quinzena de janeiro e atenderão jovens e crianças dos bairros São José, Santo Antônio, Felipe João e Centro.

– Este ano, estamos dando sequencia ao nosso trabalho, desenvolvendo ações de caráter social, cultural, recreativa e de formação profissional (com projetos na área desportiva), junto das comunidades, promovendo o desenvolvimento e o progresso, dotando-as dos melhoramentos necessários ao bem-estar da população cantagalense, valorizando a cultura dos nossos munícipes, promovendo e apoiando todo e qualquer empreendimento de interesse social – informou Mariana.

Ver anterior

Um ano depois, nenhuma obra de reconstrução foi concluída em Friburgo

Ver próximo

Chuvas destroem estradas e deixam localidades isoladas em Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!