Empresários pedem mais mão de obra para confecção à Faetec em Bom Jardim
No último dia 14 de abril, integrantes do programa ‘Lidera Rio nos Esportes’ fizeram o lançamento do Diagnóstico e Calendário dos Esportes da Região. O evento, que recebeu apoio do Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), contou com a presença do subsecretário estadual de Esportes Lazer e Juventude, Cyro Marques; dos prefeitos de Nova Friburgo (Rogério Cabral), Trajano de Moraes (Helio Luiz), Macuco (Felix Lengruber), Cantagalo (Saulo Gouvêa) e Cordeiro (Leandro Monteiro), secretários municipais de Esportes, empresários e profissionais ligados ao segmento. A entrega dos documentos para os gestores públicos aconteceu no auditório do Senai, em Nova Friburgo.
De acordo com a coordenadora da Regional Serrana I do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o calendário e o diagnóstico são de suma importância, pois disseminam a prática desportiva e possibilitam a escolha de ações que beneficiarão um segmento tão importante para a região.
– Esse é o resultado de um trabalho feito em parceria entre poder público e iniciativa privada. Portanto, o documento possui uma visão conjunta de como está sendo gerido o esporte e quais as demandas prioritárias do setor. O calendário possibilita que os amantes do esporte, profissionais e empreendedores possam participar e colaborar com eventos esportivos, fortalecendo e aprimorando competições locais. Já com o diagnóstico é possível realizar um planejamento que viabilize a melhoria da gestão pública para o setor, além da integração mais harmônica dos empreendedores com eventos esportivos, potencializando essa cadeia de negócios e trazendo mais riquezas para a região – analisa.
O subsecretário estadual de Esporte, Cyro Delgado, destacou que as elaborações do diagnóstico e calendário traduzem a preocupação que profissionais do esporte, empresários e gestores da região têm com o segmento. Para ele, o estudo servirá como fonte de informação para a elaboração de um planejamento que será feito para o esporte em todo o estado. “Pretendo ir a cada cidade para verificar a situação do esporte, pois será a partir daí que iremos elaborar um planejamento em prol do setor.”, disse.
O Diagnóstico dos Esportes levou seis meses para ser elaborado e contém dados que possibilitam aos interessados tomarem conhecimento sobre como está o desenvolvimento do desporto na região. Ele mostra a situação e estrutura das secretarias de Esportes em cada município, quantos profissionais estão envolvidos na condução do segmento e mapeia quais municípios possuem locais para a prática de esporte.
Os municípios que estão incluídos no Diagnóstico de Esportes 2016 são: Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Duas Barras, Macuco e Santa Maria Madalena.
O Calendário dos Esportes da Região possui toda a programação dos eventos esportivos que serão realizados nos municípios até o final do ano e apresenta as modalidades de acordo com a vocação de cada cidade.
Os eventos/torneios incluem modalidades como futebol, futsal, handebol, montain bike, down hill (ciclismo de descida rápida), escalada de ciclismo, judô, muai thai, parapente, trilhas, caminhadas, corridas, tênis, entre outros.