Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Foto: Instagram/@jacksonklein_fotografia
A forte chuva que caiu na tarde desta terça-feira, 14, em Nova Friburgo foi acompanhada de rajadas de vento muito fortes e granizo. Foram registrados 19,88 mm em uma hora. Por conta do grande volume de chuva, diversas ruas ficaram alagadas, principalmente no centro da cidade, como o entorno da Praça Getúlio Vargas, ruas Farinha Filho, Augusto Spinelli, Sete de Setembro, entre outras. A água da chuva, no entanto, escoou em aproximadamente 12 minutos após a chuva cessar.
Por segurança, a Praça Getúlio Vargas foi interditada pela Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos, em função da previsão de mais ventos fortes e risco de quedas de galhos. No local, a força do vento agiu como uma alavanca e arrancou uma árvore da espécie grevílea pela raiz e derrubou galhos de eucalipto.
Até as 19h, a Defesa Civil também registrou um buraco na Rua Monte Líbano: agentes da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana fizeram a sinalização no local para orientar e alertar motoristas. A avaliação preliminar apontou para o rompimento de uma rede de esgoto. A concessionária Águas de Nova Friburgo já sinalizou e isolou o local para realização de reparos emergenciais. A previsão é que o serviço seja realizado nas primeiras horas desta quarta-feira, 15.
Em função também da queda de uma barreira na Rua Monte Líbano, no Centro, a via foi interditada ao tráfego de veículos na noite desta terça-feira, 14, pela Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. Equipes das Secretarias de Serviços Públicos e de Obras se dirigiram ao local para providências emergenciais.
Além disso, a Defesa Civil também registrou muitas quedas de galhos e árvores nos bairros Lagoinha, Vale dos Pinheiros e Parque São Clemente, neste último, atingindo a rede elétrica. A concessionária de energia foi acionada.
A cidade ficou em estágio de alerta, com previsão de continuidade da chuva moderada a forte nas próximas horas. O grau de severidade meteorológica era considerado: “Muito Alta”, segundo o Cemaden.
As equipes da Defesa Civil permaneceram de prontidão, com apoio do Corpo de Bombeiros, Energisa e outros órgãos para atuar nas ocorrências. Em caso de emergência, acione o telefone 199. O WhatsApp da Defesa Civil é (22) 2522-8182.