Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O primeiro trecho da ciclovia e da calçada na Avenida Governador Roberto Silveira, distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, enfim começou a ser construído.
Quem passa pelo local já deve ter observado a presença de máquinas e operários na pista. Entre os serviços, escavações, terraplanagem e instalação de bueiros para o escoamento da água estão sendo realizados. Isso sem falar do início de colocação de grades de proteção ao longo da margem do Rio Bengalas.
Desejo antigo da população friburguense, as ciclovias, presentes principalmente em grandes metrópoles, têm se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente.
Além de diminuir o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos – um dos maiores problemas enfrentados em Nova Friburgo na atualidade –, a criação de ciclovias incentiva um tipo de locomoção que auxilia na redução dos índices de poluição, gera autonomia e facilidade de deslocamento e aumenta a qualidade de vida.
Ainda que o início da construção da ciclovia e da calçada seja um avanço, já que as obras às margens do rio foram paralisadas e retomadas algumas vezes, a lentidão dos trabalhos tem incomodado muitos friburguenses.
Para se ter uma ideia, até o momento apenas um pequeno trecho que vai do depósito de bebidas AmBev à Igreja Imaculada Conceição está sendo construído. Nesse trajeto, de aproximadamente um quilômetro, a avenida está sendo alargada e o meio-fio da calçada e da ciclovia já foi colocado.
Uma grande novidade, que chamou a atenção de pedestres e transeuntes, foi a instalação do piso tátil, isto é, faixas em alto-relevo fixadas no chão para fornecer auxílio na locomoção de deficientes visuais.