Cidade do Carmo vai sediar o 1º Torneio Aberto de Xadrez

A competição, que está prevista para acontecer em setembro, já está com as inscrições abertas e terá premiações aos vencedores

Após um período de restrições de eventos públicos e esportivos, devido a pandemia, o município do Carmo vai realizar o 1º Torneio Aberto de Xadrez. A competição terá premiações para os três primeiros colocados e será aberta também para jogadores de outras cidades. O evento é fruto de uma parceria entre o Clube de Xadrez carmense, a Prefeitura Municipal e a AEAP (Associação de Enxadristas de Além Paraíba).

Aberto a todos os amantes do esporte, o torneio está previsto para acontecer no dia 7 de setembro, sábado, a partir das 9h, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. O evento contará com um Mini Congresso Técnico para os participantes e será realizado através do emparceiramento pelo Sistema Suíço, com tempo de 10 minutos para cada jogador e previsão de até cinco rodadas.

XadrezPara participar da competição é preciso realizar a inscrição no site da AEAP, no endereço www.aeapxadrez.com.br . O período de participação vai até o próximo dia 31/08. Para mais informações a respeito do evento, os interessados também podem entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer do município e a Secretaria de Cultura. A Página da Prefeitura Municipal do Carmo também trará atualizações sobre os preparativos do torneio.

O esporte

Considerado por muitos uma arte e também um esporte, o xadrez tem mais de cinco séculos de história e surgiu na Europa, na segunda metade do século XV. Desde então, o jogo tornou-se um dos mais populares do mundo e tem sido usado em torneios, competições e em disciplinas escolares. A prática esportiva é considerada por especialistas uma forma de desenvolver habilidades, como concentração, boa memória, criatividade, e socialização.

O xadrez também é considerado um excelente apoio pedagógico, já que suas regras e características de jogo podem ser relacionadas com diversas disciplinas, como Matemática, Artes, História e Geografia. Além disso, o esporte também ajuda a desenvolver o espírito ético dos participantes, pois não há formas de trapacear ou burlar a regra no xadrez.

Segundo o professor Nilton Riguetti, o esporte também é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico e rápido, pois faz com que o jogador desenvolva uma melhor capacidade de tomada de decisões. Além de tantos benefícios, o professor defende também que o xadrez é um esporte que pode ser praticado por todas as idades. Afinal, desenvolve nas crianças o poder de concentração e, para os idosos, mantém o sistema nervoso mais ativo, sendo uma das atividades mais indicadas para a melhor idade.

Para a secretária de Cultura do município do Carmo, Sônia Leão, que também está à frente dos preparativos do torneio, a prática de xadrez na cidade vai trazer muitos benefícios para os munícipes e irá “muito além da diversão”:

O xadrez traz muitos benefícios pois além de ajudar na criatividade e solução de problemas, estimula a paciência, desenvolve raciocínio e concentração e exercita a mente. No caso da criança, ensina a lidar com sentimento de perda e aumenta o rendimento escolar e, no caso do adulto, estudos comprovam que ajuda na prevenção do Alzheimer. Por tantos benefícios que a prática do xadrez traz, achamos importante a parceria da Secretaria de Cultura com o esporte para que nossos munícipes possam se beneficiar desta prática esportiva”, finalizou a secretária de Cultura.

Ver anterior

Secretaria de Assistência Social de Trajano leva exercícios físicos aos usuários do CRAS

Ver próximo

FPM: repasse da segunda parcela de agosto será 44% maior do que no ano passado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!