União repassa R$ 5,6 bi as Prefeituras do Fundo de Participação dos Municípios
Chuvas torrenciais que atingem as cidades da região têm deixado a população bastante preocupada com o volume de água. Em Itaocara, moradores registram enxurradas que inundaram ruas, áreas de pastos e invadiram residências. O grande volume de água assustou os moradores e deixa a cidade de Itaocara em alerta, já que toda essa água desce em direção à cidade. Moradores relatam que o grande volume de água bateu a marca de 2016, a pior da história recente, nas localidades do Caeté e Ambal.
Em Batatal, parte da mureta da Ponte da Olaria caiu com a forte chuva. O córrego que passa em Batatal subiu tanto que inundou ruas ao redor do campo de futebol.Já em Jaguarembé, 4º distrito de Itaocara, o Valão da Onça também transbordou no dia 4 de janeiro.
Na região de Cantagalo, um motorista parou no momento em que uma barreira desabou na RJ-152. O fato ocorreu no trecho entre Cantagalo e o distrito de Euclidelândia. Uma forte chuva atingiu a zona rural de Cantagalo e se estendeu até a zona rural de Itaocara. Na zona rural de Cantagalo, moradores relataram chuva forte em São Sebastião do Paraíba, Boa Sorte e Euclidelândia.
Cordeiro enfrentou fortes chuvas no dia 5 de janeiro, após uma intensa tempestade atingir a cidade. A força da chuva resultou em alagamentos em diversos bairros. A situação foi especialmente grave em algumas áreaAs, onde a água chegou a invadir imóveis, causando prejuízos aos moradores.
Uma forte tempestade, acompanhada de granizo, alagamentos e enxurradas, causou transtornos na região neste final de semana. Em Cordeiro, o transbordamento de um córrego intensificou os impactos. Porém, após o temporal, um espetáculo natural trouxe alívio e encantamento aos moradores: um arco-íris brilhou no céu, chamando a atenção de todos.
O fenômeno também foi registrado em Cantagalo, onde a chuva intensa com granizo também deixou rastros de preocupação. Mas, assim como em Cordeiro, o arco-íris proporcionou um momento de contemplação e esperança.
No dia 6 de janeiro, a cidade de Cordeiro foi atingida novamente por uma intensa tempestade, com fortes chuvas, ventos, raios e queda de granizo, gerando grande apreensão entre os moradores.
Por determinação do governador Cláudio Castro, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas estão vistoriando os locais afetados pelas chuvas intensas, nas regiões Serrana e Noroeste do estado. Foram enviados maquinários do Governo do Estado para os municípios de Macuco, Santo Antônio de Pádua, Cordeiro e Cantagalo, visando acelerar a limpeza e recuperação das áreas atingidas.