Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Projeto prevê instalação de placas informativas nos rodovias estaduais e nos acessos às cidades
Os patrimônios materiais e imateriais das cidades do interior fluminense serão valorizados em um projeto inédito no país, que começou a ser implantado este mês pelo Governo do Estado. A parceria entre a Secretaria de Turismo e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prevê a instalação de placas nas rodovias estaduais e nos acessos às cidades, com o objetivo de atrair visitantes e mostrar a riqueza cultural das regiões. Ao todo, o programa Sinalização de Valorização Turística inclui a colocação de 920 placas turísticas.
Carmo foi a primeira cidade a receber as informações turísticas, que privilegiam o roteiro Caminhos da Serra. Em Piraí, no Sul do estado, cinco placas fazem referência aos atrativos da cidade, que reúne opções de gastronomia e lazer. “Cada município está elegendo os ícones que serão valorizados. O objetivo do programa é destacar o melhor das cidades, além de enfatizar o potencial turístico. Isso terá efeito direto na comunidade, resgatando a autoestima da população local”, afirmou o secretário de Turismo, Cláudio Magnavita.
O projeto contemplará, ainda nesta primeira fase, os municípios de Bom Jardim, Rio Claro, Quatis, Resende, Rio das Flores, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Nova Friburgo, Macuco, Petrópolis, São Sebastião do Alto, Miguel Pereira, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras, Magé, Teresópolis, Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Trajano de Moraes, Paty do Alferes, Engenheiro Paulo de Frontin, Vassouras, Valença e Itatiaia.
Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, o programa prevê a instalação de dez placas para cada cidade, totalizando, até o fim do ano, 300. A partir do ano que vem, o Ministério do Turismo pretende tornar o programa nacional. O projeto será apresentado durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo.