Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Copa do Mundo de futebol acontecerá entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro no Catar. Além de reunir 32 seleções, o evento – o qual é um dos maiores do planeta – é transmitido para o mundo todo. Segundo estimativas da FIFA, os jogos deste ano devem impactar 5 bilhões de pessoas, sendo considerado o esporte mais popular que existe.
Para o professor de História Carlos Gregório dos Santos Gianelli, do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, estudar a história das copas ajuda a compreender processos históricos correlatos. “Esses elementos ajudam a entender como a sociedade daquele período em questão enxergava a si mesmo e se projetava além de perceber diversos elementos culturais de cada copa, isso inclui a escolha das músicas, do mascote até o comportamento das torcidas em cada edição”, reforça.
Já para o professor da mesma disciplina do Colégio Marista Criciúma, Luiz Fernando de Carlo, para que a competição chegasse a esse impacto e nível de público muitas coisas mudaram. “Por exemplo, na primeira edição realizada no Uruguai em 1930, já se pensava em um evento como esse, porém a Primeira Guerra Mundial acabou bloqueando a iniciativa”, ressalta.
Assunto dentro e fora da sala de aula
Além do álbum de figurinhas e da preparação para assistir aos jogos do Brasil, as curiosidades em torno da Copa do Mundo também se tornam assunto dentro da sala de aula. “Este ano temos alguns elementos novos como a época em que será realizada, devido ao forte calor que faz no mês de julho quando geralmente ocorre o evento, além de ser a primeira copa realizada no Oriente Médio. O Catar tem uma história de formação bem diferente dos países que foram sede até então, governado pela mesma dinastia desde o final do século XIX. Trazer elementos como esse podem auxiliar o professor a estimular os alunos a enxergarem a Copa do Mundo em uma perspectiva diferenciada”, relata Carlos.
Enquanto os atletas se preparam para entrar em campo, os professores de História separaram cinco curiosidades sobre o evento:
1) O mundo sem Copa
As edições dos anos de 1942 e 1946 foram canceladas devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. “Muitos jogadores que representavam heróis para as suas nações na disputa dos campeonatos a cada quatro anos foram transformados em soldados e atuaram nos conflitos”, reforça o professor Luiz Fernando.
2) De olho na telinha
A televisão, muito utilizada atualmente para acompanhar a Copa do Mundo, começou suas transmissões em 1954. Mas no Brasil só foi possível assistir aos jogos em 1970. Naquele ano o campeonato foi transmitido em preto e branco em quase todas as regiões brasileiras.
3) A união dos dois povos
Da ocupação à redenção, a Copa de 2002 no Japão e da Coréia do Sul trouxe o antigo invasor japonês de volta ao território ocupado da Coréia, unindo dois inimigos numa mesma festa.
4) A primeira Copa na África
A Copa de 2010, na África do Sul, marca o primeiro grande evento no continente africano, mostrando a alegria do povo africano.
5) Uma cidade construída para a Copa
Entre os acontecimentos que marcam o evento deste ano, está a construção de uma cidade inteira para a receber a final da Copa do Mundo. Lusail custou em média US$45 bilhões, sendo projetada para ser uma cidade com tecnologias de energia solar, refrigeração de algumas áreas e monitoramento de tráfego.