Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Equipe da Cardiocirurgia, que atua há mais de duas décadas na cidade, agora é responsável por somente 50% das intervenções no Hospital São Lucas. Foto: Reprodução/AVS
A equipe da Cardiocirurgia Cirurgiões Associados Me, que atua na realização de cirurgias cardíacas do SUS, há 25 anos em Nova Friburgo, não é mais a única organização responsável por fazer os procedimentos médicos no município. Desde o dia 1º de dezembro de 2022, outra equipe está atuando no Hospital São Lucas, dividindo as funções com a Cardiocirurgia.
A partir da nova divisão, a equipe comandada pelo cirurgião cardíaco Gustavo Ventura ficará responsável por metade dos procedimentos do SUS realizados no Hospital São Lucas, localizado em Duas Pedras. De acordo com Ventura, o atendimento para as novas cirurgias acontecerá em uma nova clínica.
“Continuamos fazendo as cirurgias do SUS no Hospital São Lucas, mas passamos a fazer os atendimentos referentes a elas na Clínica Alfamed, que fica na Rua General Osório, nº 25, no Centro. Os pacientes que desejarem atuação exclusiva da minha equipe deverão nos procurar na clínica (…). A outra equipe que está atuando no Hospital São Lucas não é responsabilidade minha.” afirmou o cirurgião.
A primeira cirurgia cardíaca realizada em Nova Friburgo aconteceu em 19 de agosto de 1998, há 25 anos. Depois deste feito, a equipe chefiada por Ventura chegou ao marco de cerca de 8.135 cirurgias realizadas apenas em Nova Friburgo. Também são aproximadamente 16 mil cirurgias ao longo de 42 anos de especialização em procedimentos realizados até o presente.
“Como as cirurgias são feitas no Hospital São Lucas, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e por alguns planos de saúde para esse serviço, além de atender pacientes particulares, entregamos ao Hospital São Lucas resultados que o levaram obter a classificação máxima do Ministério da Saúde em programa de qualificação face ao cumprimento de metas, quantitativas e qualitativas, levando também ao aumento de aportes financeiros”, esclareceu o cirurgião.
Avaliação A do Ministério da Saúde
Os 25 anos de atuação da equipe comandada por Gustavo Ventura conquistou, recentemente, uma excelente avaliação pelo Ministério da Saúde, que reconheceu os bons resultados práticos obtidos ao longo dos anos em Nova Friburgo. Em maio de 2022, o serviço de cardiocirurgia recebeu a classificação máxima do SUS: a categoria A. Além do município, somente outros 61 serviços obtiveram a mesma nota.
“Esta classificação representa o reconhecimento do excelente trabalho desempenhado ao longo destes 25 anos, aumentando em 75% o valor a receber pelos serviços hospitalares e profissionais. Para Nova Friburgo, essa conquista representa a comprovação da referência em cardiologia, não só para a cidade, mas para a região que é assistida por esse serviço”, finalizou Ventura.