Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O governador Cláudio Castro ressaltou, no quarto dia de desfiles no Sambódromo, os bons resultados dos investimentos do Governo do Estado que incrementaram o turismo no Rio de Janeiro, especialmente durante o Carnaval. As melhorias na infraestrutura das cidades e na capacitação de profissionais, as quedas nos índices de violência e as ações promocionais das 12 regiões turísticas fluminenses no Brasil e no mundo podem ser medidas pela expressiva ocupação da rede hoteleira no estado. De acordo com a ABIH-RJ (Associação de Hotéis), o interior do Rio de Janeiro registrou média de 92,65% dos quartos reservados entre 18 e 22 de fevereiro. Na capital, segundo o HotéisRIO, a média foi de 91,52% hospedagens utilizadas.
– A capital aumentou muito a sua capacidade hoteleira e, ainda assim, está registrando uma ocupação histórica fantástica, o que mostra que o Rio recuperou a sua credibilidade e muita gente quer viajar para cá. Vamos incentivar cada vez mais o turismo. Isso é fundamental – disse o governador na Sapucaí.
Um outro dado chama a atenção: pelo Píer Mauá, na Zona Portuária carioca, estão passando mais de 27 mil turistas durante a folia. Somente este grupo deve injetar cerca de R$ 14 milhões na economia da cidade. A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil), inclusive, destaca que essa deve ser a maior temporada em números dos últimos 10 anos.
Para Castro, esse panorama pós-pandemia reflete uma gestão responsável, eficiente e, especialmente, empenhada em garantir uma melhor qualidade de vida aos fluminenses.
– O turismo representa 5,49% do PIB do estado, e queremos atingir até 12% nos próximos 10 anos. Ele é fundamental para o desenvolvimento, pois movimenta a economia, gera emprego e renda e atrai novos investidores. Estamos muito satisfeitos pela festa linda que todo o Rio de Janeiro está oferecendo neste Carnaval para milhões de pessoas, sejam elas daqui ou de fora – afirmou o governador Cláudio Castro.
A aposentada Sueli Oliveira da Silva, de 80 anos, veio de Porto Alegre (RS) passar o Carnaval no Rio e ficou encantada.
– Recomendo que as pessoas venham passar a folia no Rio. Está tudo muito lindo, vale a pena viajar para cá. É o melhor Carnaval que já vi e a cidade é mesmo muito maravilhosa – disse a gaúcha, que estava animada no Sambódromo na última noite do desfile das escolas do Grupo Especial.
O alemão Christian Diehl ressaltou os desfiles no Sambódromo ao contar como está satisfeito em sua primeira vez no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro.
– Moro no Sul da Alemanha. Passei por Manaus e estou há quatro semanas no Rio. Já tinha visto os desfiles cariocas pela televisão, mas estar aqui é diferente, com as pessoas, o cenário ao vivo e o calor local. É uma grande oportunidade. Gostei de tudo – enfatizou.
Solidariedade após tragédia em São Paulo
O governador se solidarizou com a população do Estado de São Paulo que está enfrentando as consequências da tragédia com mortes e desabrigados em decorrência de fortes chuvas. Cláudio Castro disponibilizou ajuda do Corpo de Bombeiros do Rio para retornem o mais rápido possível à normalidade. Castro acrescentou a importância da solidariedade entre os entes federativos em momentos difíceis:
– A dor de cada paulistano hoje é a dor de cada fluminense. Estamos juntos – disse comovido.