Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Euclides da Cunha, em Cantagalo, fez da data tema de seu projeto pedagógico
O projeto pedagógico de 2012 do Colégio Euclides da Cunha, em Cantagalo, resgata mais um capítulo da história do país, celebrando os 90 anos da Semana de Arte Moderna e os desdobramentos que esta revolução literária e artística trouxeram para a história contemporânea.
Ao longo do ano, os alunos descobriram artistas modernista e pós-modernista – na literatura, na arte, na música – conhecendo o Brasil através de sua arte. Os trabalhos elaborados por eles, sob a orientação de diversos professores, apresenta-se de forma diversificada, com releitura de obras, produção textual e exploração de diferentes mídias. Ao conhecer o trabalho de cada artista e autor, os alunos também revelaram-se com artistas e escritores. Noventa anos após a Semana de Arte Moderna, os alunos do Colégio Euclides da Cunha respiram e produzem arte.
O resultado positivo do envolvimento e comprometimento de professores, alunos e funcionários do Colégio Euclides da Cunha foi constatado por todas as pessoas que visitam a Feira Pedagógica – A Alegria é a prova dos 90! -, que aconteceu nos dias 28 e 29 de setembro, contemplando os 90 anos da Semana de Arte Moderna.
Além dos trabalhos expostos, apresentando diferentes releituras de obras que variaram entre artes plásticas, música e literatura, os alunos participaram de diferentes apresentações culturais, como vídeos poéticos, encenação teatral, coreografias diversas e grupo musical de alunos do colégio. Em dois dias de feira, o sucesso foi garantido pela presença de pais, alunos e convidados.
Aproveitando o momento, o colégio fez a entrega de medalhas da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia. Os alunos contemplados foram Gabriela Guimarães Samy, Ester Paiva do Nascimento (medalhas de prata) e João Paulo Mulin Guzzo (medalha de bronze).