Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental, do Colégio Euclides da Cunha, comemoraram o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, participando da oficina literária ministrada pela professora Fabiana Figueira Corrêa, autora do livro ‘Era uma vez, Euclydes…’. O encontro aconteceu na Casa Euclides da Cunha, onde os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer um contato mais próximo com elementos histórico-culturais próprios ao escritor cantagalense Euclydes da Cunha, personagem principal do livro em questão. A atividade integra o projeto de leitura desenvolvido pelas turmas do ensino fundamental do colégio.
Os alunos foram recebidos pela autora para uma conversa informal sobre o livro, abordando aspectos relativos à biografia do escritor Euclides da Cunha, sua obra e o contexto histórico relacionado a ela. Como atividade preliminar do encontro, os alunos participaram de uma visita ao museu da Casa Euclides da Cunha, guiada pela autora.
Durante o encontro, os alunos colocaram para a autora uma série de dúvidas e curiosidades surgidas a partir do trabalho desenvolvido em sala de aula, sob orientação da professora de português Thalita Silva Campos. A autora apresentou uma sequência de imagens relacionadas ao tema, a partir das quais a conversa desenvolveu-se de forma interativa. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de atividades envolvendo produção textual.
Segundo a professora Fabiana, apresentar o escritor Euclydes da Cunha aos jovens leitores é, ao mesmo tempo, desafio e motivação.
Desafio porque é necessário, primeiramente, vencer barreiras cultivadas ao longo do tempo por não leitores da obra do escritor que criaram rótulos pouco atrativos à sua obra, para que, então, mais um desafio seja enfrentado, o de aproximar os alunos do universo euclidiano, para que no futuro possam entregar-se à leitura da obra do escritor sem medos ou reservas.
Desta forma, promover a exploração pedagógica da vida e obra do escritor Euclydes da Cunha, associando estes fatores ao reconhecimento de nossa própria história e valorização do espaço sociocultural que ocupamos, é um desafio que deve ser constantemente assumido pelos profissionais de educação, principalmente no município de Cantagalo, berço do escritor Euclides da Cunha.
Motivação, porque o interesse despertado nos alunos possibilita vislumbrar a formação de uma geração de novos leitores capazes de valorizar a história e personagens do nosso município. Por meio de atividades como esta, o Colégio Euclides da Cunha espera plantar sementes de paixão, admiração e orgulho por Euclides da Cunha, escritor cantagalense, cuja identidade cultural com Cantagalo deve ser cultivada.