O Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo, localizado em Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, está prestes a ter a sua estrutura de ensino ampliada. Em visita realizada pela direção do colégio e pelo Grêmio Estudantil do estabelecimento, no dia 10 de junho, à Nova Friburgo, para participarem de uma reunião com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, este atendeu uma demanda da direção do “Conde”, anunciando que a unidade escolar passará a funcionar, a partir do ano que vem, em horário integral e com a oferta de curso profissionalizante que atenda as demandas da comunidade euclidelandense e da região.
Após a decisão do secretário, a equipe do colégio vem se reunindo com os vários segmentos da comunidade local, e estreitando o diálogo com as empresas instaladas no distrito. A interlocução está estabelecida com: lideranças religiosas, gerência e funcionários da Fábrica de Cimento Rio Negro (do Grupo Votorantim), associação de moradores, empreiteiras locais, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, professores, pais e alunos da escola.
No dia 24 de junho foi realizada, no estabelecimento de ensino, uma reunião com a comunidade, na qual funcionários da Fábrica Votorantim Cimentos explanaram sobre as suas áreas de atuação (Mecânica, Química, Elétrica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho) e as perspectivas de emprego em cada um desses setores.
Outra etapa do processo de estruturação do curso já está em andamento: o levantamento dos custos de instalação do laboratório de práticas de ensino, que será montado provavelmente na área de mecânica ou de química, já que foram os dois cursos que a comunidade expressou maior interesse. A direção do colégio está trabalhando na montagem das planilhas orçamentárias, sendo que isso envolverá também uma visita a uma escola de Petrópolis que oferece, há alguns anos, o curso técnico em química.
Após o apanhado de custos dos laboratórios, será agendada uma reunião junto a Fábrica Votorantim Cimentos, para que se verifique a possibilidade da empresa em doar os equipamentos para a montagem do espaço onde ocorrerá a parte prática do curso.
O Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo, que tem como diretora a professora Fabianna Molin Pacheco, também receberá, em breve, um novo sistema de climatização das salas de aula, e integrará o “Programa Cuidar”, com a contratação de porteiros e inspetores.