Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O agora centenário Colégio Estadual João de Moraes Martins completou seus 100 anos com a boa novidade que é o anúncio da data de início da reforma de seu antigo prédio. A obra pela qual o prefeito Rodrigo Viana tanto lutou foi solicitada pela Secretaria de Educação e viabilizada pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e começará em breve.
O prefeito Rodrigo Viana, que não esconde a empolgação com o andamento do projeto, comentou que acha que a reforma será muito importante para diversas pessoas. “Vai ser muito bom para o município, especialmente para Visconde, ter o prédio reformado. Os jovens que só o viram em condições ruins agora poderão vê-lo e usufruir dele, e fazer parte da história que será lembrada no futuro”, afirmou Rodrigo, que já havia chamado o Colégio de “prédio histórico mais bonito da região”.
A ideia é preservar o projeto original, apenas restaurando-o para que possa ser utilizado novamente. O projeto prevê uma reforma geral, com troca de telhado, portas e janelas, conserto dos banheiros, urbanização da área externa, manutenção dos muros, da rede elétrica e da parte estrutural da construção. O anexo construído mais recentemente será transformado em cozinha, refeitório e secretaria.
Além da restauração completa, outra parte importante do projeto é a adequação às normas de acessibilidade. Serão construídas rampas de acesso na calçada e nos fundos, e os banheiros também receberão adequação para portadores de necessidades especiais.
Fundado em 31 de agosto de 1921, o Colégio foi primeiramente chamado Grupo Escolar Visconde do Itaboray, e atendeu por esse nome até 30 de agosto de 1948, quando passou a ser o Grupo Escolar João de Moraes Martins. Apenas em 1994 adotou-se o nome que leva hoje.
Cleide Siqueira, que há muito tempo é funcionária do Colégio, também comentou sobre a importância dele para a comunidade. “A Instituição João de Moraes Martins permanece. Hoje o Colégio está situado na Rua Antônia Natividade, e atende às crianças e jovens de Visconde, São Francisco de Paula, Barra dos Passos, Lagoinha, Serra das Almas, Monte Café e até de São Sebastião do Alto”, afirmou.
A reforma do prédio original do Colégio Estadual João de Moraes Martins não significa apenas um compromisso com a educação, mas também com a conservação da história e do patrimônio de Trajano de Moraes. Esta será uma oportunidade para a nova geração trajanense passar a conhecer a história e fazer parte dela ativamente.