Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O Colégio Estadual Conde de Nova Friburgo completou 70 anos de existência no último dia 18 de janeiro. Localizado no distrito de Euclidelândia, em Cantagalo, o colégio é conhecido por sua história e pelos serviços educacionais de qualidade oferecidos ao município. A escola também já recebeu inúmeras gerações de estudantes e profissionais de educação que ajudaram a construir o seu sucesso em sua trajetória.
História
A instituição foi fundada em 1952 em homenagem a Bernardo Clemente Pinto Sobrinho, que nasceu na antiga Vila de São Pedro de Cantagalo, em 11 de novembro de 1835. De família rica e com grandes propriedades de terras, o jovem foi agraciado com o título de “Conde de Nova Friburgo”, dando origem ao nome do colégio. O título foi concedido por D. Pedro II, em 1888.
Bernardo Clemente Pinto Sobrinho herdou o famoso Palacete do Gavião e também outras fazendas históricas, como as fazendas de Laranjeiras, Macapá, Aldeia, Cafés, Gavião e Água Quente. Ele também realizou grandes atividades na região e esteve presente na conclusão da Estrada de Ferro Cantagallo, que se estendia de Porto das Caxias até Portela. O Conde também deu início ao cultivo de café Java e introduziu a seleção de novas raças bovinas para a região.
O Conde de Nova Friburgo faleceu no dia 6 de agosto de 1914 e foi sepultado no Cemitério de Cantagalo. O Colégio Estadual fundado em sua homenagem foi criado 38 anos mais tarde com o decreto nº 4080, de 18/01/1952.