Colégio Estadual Lameira de Andrade, em Cantagalo, deixa de existir e Prefeitura assume prédio

A Prefeitura de Cantagalo assumiu, oficialmente, em janeiro deste ano, a administração do prédio do Colégio Estadual Lameira de Andrade, que deixou de existir. O Governo do Estado, que vinha, há alguns anos, falando em municipalização do colégio, desta vez optou por transferir as turmas do ensino médio para o Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão) e entregar o imóvel à Prefeitura, que vem, aos poucos, absorvendo todo o ensino fundamental, antes compartilhado com o Estado, que, agora, fica apenas com as turmas do ensino médio.

Por causa disso, a Secretaria Municipal de Educação já está trabalhando para ocupar o espaço já a partir de semana que vem, quando as aulas terão início. Na verdade, o município já vem realizando uma administração compartilhada do colégio desde 2010, quando também foi criada a Escola Municipal Lameira de Andrade, que, até dezembro do ano passado, funcionou no prédio do Colégio Estadual Lameira de Andrade, localizado na Rua Dr. Cássio Passos Barreto, 111, no Centro da cidade.

A partir deste ano, com a Prefeitura assumindo todo o prédio, a Escola Municipal Lameira de Andrade teve o atendimento ampliado, de acordo com o Decreto nº 2.897, assinado pelo prefeito Saulo Gouvea (PT) no último dia 26 de janeiro. Pelo decreto, a escola (não mais colégio, já que deixa de atender ao ensino médio) passa a contar com turmas de três modalidades do ensino de educação básica: educação infantil (pré-escolar I e II), primeiro segmento do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e o segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano).

A entrega do prédio do Lameira de Andrade à Prefeitura levou a Secretaria Municipal de Educação a promover algumas alterações na rede municipal de ensino. Também através de decreto (nº 2.898, datado do último dia 26 de janeiro), o prefeito Saulo Gouvea suspendeu, pelo menos temporariamente, as atividades da Escola Municipal João Nicoláo Filho, que funcionava em administração compartilhada com o Ciep 277, e da Escola Municipal de Educação Infantil Francisca Pinheiro Teixeira, que funcionou, até dezembro do ano passado, no prédio da Sociedade Espírita Jesus Escola (Seje), mantenedora do Lar de Meimei.

Outra alteração está sendo feita no funcionamento da Escola Municipal Alberto Augusto Thomaz, instalada no bairro Cantelmo. O segundo segmento do ensino fundamental da unidade (6º ao 9º ano) está sendo transferido para a Escola Municipal Lameira de Andrade. São cerca de 100 alunos, que vão desafogar o prédio da escola do Cantelmo, que já vinha reclamando obras de ampliação.

No final da tarde do último dia 4 de fevereiro, a Secretaria de Educação se reuniu com pais e responsáveis pelos alunos dessas séries para discutir o assunto. Representando a secretária Lucinha Farah Noronha, licenciada para tratamento de saúde, a professora Luíza Fontão, assessora de Educação, foi a responsável por conversar com a comunidade, que recebeu bem as alterações. Luíza Fontão também estava acompanhada da assessora Marlene Curty e da chefe da Supervisão Escolar, Edila Sally.

– Depois de explicarmos as razões e os benefícios dessa alteração, tanto para os alunos quanto para a própria escola, os pais apoiaram a decisão, até porque os estudantes receberão transporte escolar de casa até a escola e vice-versa – contou Luíza Fontão, acrescentando que as matrículas da rede municipal continuam abertas e devem ser feitas nas secretarias das próprias escolas.

Ver anterior

Novo comando nas terceira e quarta Companhias da Polícia Militar

Ver próximo

Prefeito responde a vereadores sobre preço de shopping

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!