Coletivo apresenta principais reivindicações aos candidatos a prefeito de Nova Friburgo

Olaria, Nova Friburgo

Olaria, Nova Friburgo

A região de Olaria, Cônego e Cascatinha, englobando ainda as localidades do Bela Vista (parte), Alto de Olaria/Barroso, Parque São Clemente, Vale dos Pinheiros, Vargem Grande, Sítio São Luiz, Granja do Céu e região do Caledônia, é praticamente uma cidade dentro da Grande Nova Friburgo. É uma importante região da cidade, englobando o bairro mais populoso do município, chegando a ter população maior que boa parte dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, onde apenas 34 cidades têm quantitativo maior que 70 mil moradores e os demais 58 municípios fluminenses têm número menor de habitantes.

No entanto, apesar de ter condições de eleger vários vereadores e mesmo sendo local de residência do atual prefeito, a comunidade se ressente de representatividade efetiva e maior atenção das autoridades locais. Prova disso são as diversas reivindicações comunitárias, acumuladas ao longo dos últimos anos, sem que o Poder Público, em muitos casos, sequer responda aos apelos e anseios coletivos.

Aproveitando o momento desta eleição municipal, moradores, lideranças comunitárias, empresariais e religiosas, representados pelo Coletivo Olaria, Cônego, Cascatinha e Adjacências, elaboraram um documento reunindo algumas das principais solicitações dos bairros, que estão sendo entregues aos cinco postulantes ao Palácio Barão de Nova Friburgo.

 

Do antigo pleito para retirada da feira das ruas, aos problemas de mobilidade, segurança e saúde, documento pede ainda atendimento médico 24 horas

Um documento (veja abaixo) foi redigido e debatido pelos representantes comunitários num encontro realizado no último 3 de setembro, Dia Nacional dos Movimentos Populares. Entre as principais reivindicações, está o questionamento sobre a paralisação das obras, desde meados de 2021, para construção do Espaço Multiuso no qual, atendendo a pedido dos moradores, o governo anterior concordou em erguer o novo equipamento no terreno da antiga garagem de ônibus, onde inicialmente havia projeto para construção de uma praça.

Os moradores cobram ainda posicionamento sobre o complexo da Estação Cidadania, concluído no Parque de Eventos da Via Expressa, desde março de 2020, constando de quadras poliesportivas cobertas, pista de skate, parquinho infantil e biblioteca informatizada, além de um teatro de 100 lugares, nunca colocados em funcionamento. Além disso, são lembrados o potencial turístico do polo de moda íntima de Olaria, o reordenamento do trânsito dos bairros e ainda melhorias na assistência à saúde, com a implantação do atendimento 24 horas no Posto de Saúde Tunney Kassuga.

 

Veja o documento abaixo:

Ver anterior

15 cidades do estado do Rio sofrem com a seca, aponta Inea

Ver próximo

Mais de 100 alunos da rede estadual são premiados na OBMEP

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!