Com 65 votos, dos 70 deputados, Jorge Picciani é novamente presidente da Alerj

Com 65 votos, de um total de 70, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) elegeu, segunda-feira passada, 2 de fevereiro, os 13 membros da nova Mesa Diretora da Casa. Ela conduzirá os trabalhos da Alerj pelos próximos dois anos. O novo presidente é o deputado Jorge Picciani (PMDB), candidato único na chapa Harmonia e Independência. A sessão foi presidida pelo deputado Paulo Melo (PMDB), que foi o presidente na legislatura anterior.

A primeira medida anunciada por Jorge Picciani, em discurso, foi a retirada dos tapumes de madeira, que, desde as manifestações de 2013, cobrem as janelas do histórico Palácio Tiradentes – cujo prédio Picciani anunciou que irá recuperar, após consulta ao Iphan.

– O Parlamento não pode ter medo de manifestações. Não pode se cobrir de tapumes nem se cercar de grades. Continuarei como sempre, andando sem segurança, saindo pela porta da frente. Não haverá tapume nem grade. E a segurança da Casa continuará desarmada – disse Picciani em discurso.  “Sempre soube respeitar tanto os aplausos quanto às vaias”, completou. Ele defendeu um Parlamento forte e aberto ao diálogo e que responda aos anseios da sociedade.

Os únicos deputados que votaram contra a chapa eleita  Harmonia e Independência foram os parlamentares do Psol (Dr. Julianelli, Eliomar Coelho, Flávio Serafini, Marcelo Freixo e Paulo Ramos).  O deputado Marcelo Freixo explicou que esta foi uma orientação do partido à bancada, e que os deputados do Psol irão “apoiar todas as medidas de transparência” que a Mesa Diretora vier a adotar.

Jorge Picciani agradeceu os votos, tanto os favoráveis quanto os contrários, pois, segundo ele, o Parlamento deve ser plural e democrático. “Portarei-me como um magistrado. Daqui, desta cadeira (de presidente) não farei defesa do governo, quando tiver que fazer será na qualidade de deputado e não como presidente do Parlamento”, disse.

Jorge Picciani também elogiou a administração do ex-presidente Paulo Melo. Lembrou dos anos de convívio com o parlamentar, que começou há 25 anos. “Paulo Melo é um dos mais importantes legisladores que a Casa já teve, com um vasto conhecimento sobre o Regimento Interno e a Constituição, fruto do seu esforço pessoal e trabalho”, acrescentou.

O novo presidente da Casa convocou a primeira reunião da Mesa Diretora para esta terça-feira, 3 de fevereiro, às 10 horas, e outra com o Colégio de Líderes, na quarta-feira, dia 4, às 14 horas, quando serão analisadas 12 medidas administrativas, algumas visando à redução de gastos da Casa, como a que trata de mudanças na concessão do auxílio-educação. Nesta quarta-feira (4), às 15 horas, acontece a primeira reunião de líderes com vistas à formação das comissões permanentes. O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes chegaram no fim da solenidade para abraçar a nova Mesa.

Ver anterior

Rogério Cabral reúne lideranças visando construir pacto por Nova Friburgo

Ver próximo

Secretário de Planejamento garante reposição de salários para servidores em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!