Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Todos os pré-candidatos a vereador compareceram à Câmara Municipal, onde foi realizado a convenção, e deram por iniciado o período eleitoral na cidade.
O evento teve participação do prefeito Rogério Bianchini, como convidado de honra e presidente do PMDB. Ele também discursou em favor da chapa.
Convenções – O prazo para a realização das convenções municipais de partidos com vistas às eleições deste ano começou no dia 10 de junho e vai até o dia 30.
Nesse período, os partidos vão escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A convenção partidária é a assembleia dos filiados de um determinado partido político convocada para a discussão e a resolução de assuntos de interesse da agremiação. Quando o evento abrange a esfera municipal, o corpo de convencionais é constituído, em regra, pelo conjunto de eleitores filiados no município.
A Justiça Eleitoral não fiscaliza diretamente as convenções e os partidos não são obrigados a comunicar, com antecedência, a data da sua realização. Entretanto, é necessária a apresentação da ata da convenção com encaminhamento dos pedidos de registro de candidaturas aos cartórios eleitorais locais.
A decisão sobre coligação também cabe à convenção municipal, quando se tratar de eleição para a Câmara Municipal. A coligação poderá ser aprovada mediante a votação favorável da maioria. É necessária a presença de, pelo menos, dois terços dos convencionais. Na ocasião o número de candidatos de cada partido será decidido. Porém, algumas legendas deixam para os órgãos executivos dos partidos a decisão sobre as coligações. Em seguida, os postulantes têm as candidaturas registradas na Justiça Eleitoral.