Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Com a necessidade de aumentar a produção e ter mais competitividade, as empresas estão fazendo investimentos crescentes em novas tecnologias e processos. Esta tendência fez com que o setor de automação industrial seja destaque no cenário econômico, no mercado de trabalho e foco dos novos cursos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
A automação é a aplicação de técnicas, softwares ou equipamentos específicos em determinado equipamento ou processo industrial com o objetivo de aumentar a sua eficiência, elevar a produção com baixo consumo de energia e de matérias-primas, reduzir a emissão de resíduos de qualquer espécie, garantir melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes ao processo e reduzir o esforço ou a interferência humana sobre o processo.
A automação oferece várias oportunidades, estando relacionada à indústria em geral, com destaque para a chamada indústria de processo, como a petroquímica, de siderurgia, farmacêutica, alimentos, química, entre outras.
A capital do estado do Rio emprega 18.579 trabalhadores. A região Norte é a segunda maior empregadora, com 5.019 postos de trabalho. Em todo o estado, há 34.187 empregados no setor, com salário médio de R$ 2.802,65.
Em Nova Friburgo, o laboratório de automação já está pronto e com matrículas abertas para os alunos interessados no curso de técnico em automação industrial. Com 1.360 horas, o conteúdo programático do curso é equivalente à formação técnica em mecatrônica e é uma excelente oportunidade desenvolvimento profissional e de mercado na região. Os alunos do curso técnico em mecânica também terão aulas no novo laboratório. Para se inscrever é necessário ter mais de 16 anos, estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e ir à unidade do Senai Nova Friburgo munido de cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade, na Rua Prefeito José Eugênio Müller, 220, no Centro. Outras informações pelo telefone 0800-023-1231.