Com título de ‘cidadão cordeirense’, cantor Dalto se apresenta na região

Cantor Dalto

O cantor e compositor Dalto Roberto, conhecido artisticamente como Dalto, se apresentou recentemente nas cidades da região serrana do Rio. O artista, que também tem formação de médico, realizou apresentações na Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, e também na Tenda Cultural, durante a 80ª Exposição de Cordeiro. No ano passado, Dalto recebeu o título de “cidadão cordeirense”, do vereador Ronaldo Rosa, também da cidade.

Nascido na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Dalto mudou-se aos seis anos de idade para Niterói, residindo no bairro do Ingá. Na ocasião, começou a participar do movimento musical jovem da sua cidade.

No começo da década de 1970, Dalto atuou como vocalista do grupo niteroiense de rock “Os Lobos”, com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora “Top Tape”. Após esse breve início de carreira, saiu do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Porém atuou por apenas 3 anos na área da saúde.

Dalto na Exposição
Dalto na Exposição

Em 1974, o artista lançou-se em carreira solo, gravando um compacto para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceu mesmo nos anos de 1980, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, em parceria com Cláudio Rabello, mas gravada e interpretada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.

Ainda na década de 80, Dalto, já como intérprete, obteve o maior sucesso de sua carreira: a música Muito Estranho, lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon, vendendo na época, mais de 810 mil cópias no país. Em 1982, compôs “Leão ferido”, em parceria com Byafra, que a interpretou. Nesta ocasião, uma apresentação em São Paulo levou mais de 250 mil pessoas ao Parque do Ibirapuera.

Cantor Dalto e o vereador Ronaldo
Cantor Dalto e o vereador Ronaldo

Em seu segundo disco, intitulado “Pessoa”, a música com esse mesmo nome, foi trilha sonora da novela “Fera Ferida”, da Rede Globo. As músicas “Espelhos D’Água” e “Anjo”, também garantiram sua posição na música brasileira tanto como compositor quanto como cantor. A música “Anjo”, composta em parceria com Cláudio Rabello e Renato Corrêa foi regravada em 1983 pelo grupo Roupa Nova, e ainda foi considerada um grande sucesso.

Após alguns anos longe da mídia, Dalto gravou em 1994, o álbum Guru, cujas músicas principais são a faixa-título e “Quase não dá para ser feliz”. No ano de 2000, gravou “Cachorro fujão”, pelo selo “Casa Jorge Discos”. Em 2010, a canção “Muito Estranho” ganhou uma versão de Nando Reis no álbum ao vivo “Nando Reis E Os Infernais – Bailão Do Ruivão”.

Recentemente, um dos últimos trabalhos de Dalto foi a canção “Faça um Pedido”, que fez parte da trilha sonora da novela “Viver a Vida”. Ele também chegou a trabalhar no Conselho Consultivo Municipal de Niterói. Atualmente, o artista continua fazendo composições e shows.

Casa de Euclides da Cunha, em Cantagalo, celebra 1 ano de reabertura
O cantor Dalto se apresentou no evento que comemorou 1 ano de reabertura da Casa de Euclides da Cunha

Ver anterior

UNIFASE promove palestra sobre Educação Positiva

Ver próximo

Partidos políticos e Ministério Público pedem a impugnação da candidatura do ex-prefeito de Carmo, César Ladeira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!