Nas comarcas de São João de Meriti, Teresópolis, Saquarema, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Nilópolis, Cordeiro, Itaocara, Macaé, Duque de Caxias, Três Rios, Rio das Ostras, Araruama e Belford Roxo serão ministradas, neste ano, palestras sobre plano de escape para todos os servidores e funcionários. As ações também ocorrerão na Capital, em Bangu, Madureira, Santo Cristo e Catete. Em Volta Redonda e Miracema, os eventos já ocorreram.
O Ato Executivo nº 721/2014, que dispõe sobre o procedimento para treinamento de escape, ministrado pela Brigada de Incêndio, da Diretoria-Geral de Segurança Institucional (DGSEI), aos magistrados, servidores e funcionários dos fóruns do Judiciário, foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico.
As palestras terão duração de duas horas, com parte teórica e prática, e valerão quatro pontos de educação continuada para efeito de progressão funcional e promoção.
Faz parte do curso de treinamento, sem aviso prévio, teste simulado de evacuação, de forma aproximada a um evento real. O treinamento será realizado conforme cronograma, com a saída padronizada do prédio de todos os servidores e funcionários para o ponto de encontro preestabelecido durante as palestras e com a participação do Quartel do Corpo de Bombeiros da respectiva área de atuação.
Essa ação cumpre o disposto no Decreto nº 987, de 1976 (Código de Segurança contra Incêndio e Pânico – Coscip), que determina que edificações ou estabelecimentos destinados à concentração ou reunião de público deverão contar com plano de escape.