Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Primeira turma é formada por 53 alunos, aprovados em processo seletivo
Teve início, sábado passado, 3 de agosto, no auditório do Polo Cantagalo do Cederj/UAB (Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Aberta do Brasil), o curso à distância de técnico em segurança no trabalho, ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro (Cefet-RJ), em parceria com a Prefeitura de Cantagalo, através da Secretaria Municipal de Educação. A primeira turma conta com 53 alunos, todos aprovados no processo seletivo promovido pelo Cefet-RJ e realizado em 26 de maio. A seleção contou com a participação de 322 candidatos.
Na abertura, o prefeito Saulo Gouvea (PT) deu as boas-vindas aos alunos e disse que o curso é um compromisso assumido por ele desde a campanha eleitoral realizada ano passado. “Assumi um compromisso com a sociedade cantagalense e estou procurando cumprir. Esse curso é fruto de uma grande batalha, mas que não travei sozinho, contei com apoio da secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, e do professor Luiz Carlos Candido Gomes, hoje coordenador do curso em Cantagalo, um entusiasta do curso e da implantação de um polo na cidade”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Lucinha Farah Noronha, também incentivou os alunos e disse que, como é comum em cursos semi presenciais, a exigência é grande. “É um curso de excelente qualidade e vocês logo perceberão isso, mas que precisa de dedicação. Vocês estão aqui pelo esforço de vocês, por isso, não desistam nas primeiras dificuldades que encontrarem, elas serão vencidas e vocês vão vencer”, incentivou. A secretária também disse que a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, sempre estará presente. “Inclusive, em novembro deste ano, levaremos todos vocês para assistirem uma aula presencial no Cefet, no Rio de Janeiro. Será uma grande experiência para vocês, que, agora, têm a oportunidade de se qualificarem, de se tornarem técnicos em segurança no trabalho sem que, para isso, tenham que sair da região”, finalizou.
Coordenador do curso no Polo Cefet-RJ de Cantagalo, o professor Luiz Carlos Candido Gomes também incentivou os estudantes e disse que a implantação do curso em Cantagalo surgiu quando viu um polo da entidade em outra cidade no estado. “Se é possível aqui, também será possível em Cantagalo. Desta forma, começamos a trabalhar por isso, que, hoje, se tornou realidade. Fico imensamente feliz em ver todos vocês aqui, dando início a este curso, que é uma grande conquista. Hoje, sou professor, mas, antes, como vocês, fui aluno do Cefet-RJ”, destacou Luiz Carlos, que tem formação de técnico em mecânica.
A professora Leila Leite, diretora do Polo Cantagalo do Cederj/UAB, também falou da experiência que tem com cursos semi presenciais. “Vocês são grandes vitoriosos de estarem aqui, pois já passaram por um disputado processo seletivo para, agora, poderem dizer que são alunos do Cefet-RJ, e sem sair de Cantagalo. O que tenho a dizer a vocês é que três coisas são necessárias num curso semi presencial: disciplina, disciplina e disciplina”, disse.
Segundo o Cefet-RJ, o curso será ministrado em quatro períodos de seis meses cada (cerca de dois anos, no total). Não é contado como período letivo o tempo de estágio supervisionado, que é obrigatório e terá que compreender 460 horas.