Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Pelo menos 600 alunos participaram do evento, além de várias entidades
Organizado através de parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, um desfile cívico marcou, na manhã deste domingo, 7 de setembro, as comemorações, em Cantagalo, pelos 192 anos da independência brasileira.
Este ano, o evento contou com participação de 13 escolas e colégios das três redes de ensino – municipal, estadual e particular –, que foram responsáveis por colocar na avenida, no Centro da cidade, cerca de 600 estudantes, sem contar as comemorações cívicas realizadas nos demais distritos.
Além das escolas e colégios, participaram do desfile de Cantagalo o Corpo de Bombeiros; a Sociedade Musical 15 de Novembro, que completa 100 anos em novembro; o Pelotão das Bandeiras, formado por alunas do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres; a Associação dos Experientes de Cantagalo (Assexca); servidores da Secretaria Municipal de Educação; maratonistas euclidianos – estudantes que divulgam o escritor cantagalense Euclydes da Cunha, além da Loja Maçônica Confraternidade Beneficente de Cantagalo, que, ano que vem, completa 150 anos de fundação.
No palco, o prefeito Saulo Gouvea (PT), com a primeira-dama Lenora Bittencourt Papelbaum, recebeu secretários municipais, convidados, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Renata Huguenin (PSC), além dos vereadores Homerinho da Saúde (PSB), também líder do governo na Câmara Municipal, Ciro Fernandes (PR) e Rafael Carvalhaes (PSL).
O prefeito discursou ao final enaltecendo a importância da data e destacou a responsabilidade que os brasileiros têm, principalmente neste momento de eleição. “Uma das formas que temos de honrar a nossa Pátria é escolher corretamente os nossos candidatos, aqueles que vão nos representar. Conclamo todos os cantagalenses a refletir bastante nesse momento para que possamos garantir que o Brasil seja não só um país grande, mas um grande país”, disse.
A secretária de Educação, Lucinha Noronha, também falou do alcance das metas propostas pela secretaria: melhorar os resultados da rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Estamos muito felizes, pois a rede pública municipal de Cantagalo passou de 3,9 para 5,1 no Ideb. Quero dividir esta conquista com o prefeito Saulo Gouvea, os professores, diretores, funcionários e equipe da Secretaria de Educação. Muito ainda temos que caminhar, mas o importante é que estamos caminhando. Obrigada a todos. Nossa meta para 2015 é continuar caminhando no caminho da excelência, afinal, nossos alunos merecem o melhor. Parabéns a todas as escolas, pois houve crescimento em todas as escolas avaliadas”, destacou.
Das 13 escolas e colégios participantes, três eram estaduais – Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Janjão) e os colégios Maria Zulmira Torres e Lameira de Andrade –, duas particulares (Colégio Euclides da Cunha e o Centro Educacional de Cantagalo – Ceduc) e oito eram municipais: Francisca Pinheiro Teixeira (Centro), Dacyr José Ribeiro (São José), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio), Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo), Alcides Afonso Carvalhaes (Novo Horizonte), Cel. Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba), Lameira de Andrade (Centro) e João Nicolau Filho (Triângulo).