Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Na próxima quinta-feira, 02, feriado de Finados, as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos poderão abrir, em razão de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Para funcionar, as empresas precisam homologar termo de adesão à convenção coletiva da categoria em ambas as entidades.
Conforme esclarece o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a medida pretende dar liberdade de decisão aos empresários, já que a abertura é facultativa, mas, ao mesmo tempo, demanda o cumprimento de normas estabelecidas pela convenção quanto às garantias trabalhistas dos comerciários. Ele acrescenta que a autorização se estende aos outros dois feriados de novembro: 15 (quarta-feira), Proclamação da República; e 20 (segunda-feira), Dia da Consciência Negra.
“São muitos feriados ao longo do ano, três somente no mês de novembro, o que Obrigaria as lojas a permanecerem fechadas em todos esses dias. Com a liberação para abrir, queremos reduzir os prejuízos do comércio, desde que os empresários reiterem seu compromisso com os direitos dos empregados”, salienta.
Braulio Rezende revela que a oficialização do termo de adesão consiste num processo que, apesar de simples e rápido, se mostra fundamental para a proteção dos trabalhadores e a regulamentação de horários, entre outras regras a serem acatadas pelo comércio em datas especiais.
“Nosso sindicato fornece o modelo do termo e as orientações necessárias para facilitar ao máximo a questão para as empresas”, ressalta o presidente do Sincomércio e também da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Devem seguir o instrumento coletivo de Nova Friburgo os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio.