Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No próximo feriado do dia 7 de setembro, em celebração ao Dia da Independência do Brasil, as lojas de Nova Friburgo e cidades vizinhas poderão funcionar normalmente. A atuação livre dos comerciantes será possível graças a um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A decisão estabelece, que para funcionar, as lojas e estabelecimentos devem formalizar, junto às duas entidades, um termo de adesão ao acordo coletivo da categoria.
Segundo o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, a formalização que beneficia os comerciantes contém uma cláusula que prevê a abertura de lojas em quase todos os feriados do ano, incluindo o dia 7 de setembro. Além disso, permite a extensão do horário de funcionamento próximo a datas especiais, como o Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e o Natal. Ele ressalta também que a abertura do comércio embora seja opcional, ainda precisa da regulamentação para garantir a sua validade.
Liberação do comércio já havia sido permitida antes
Em 2021, devido a pandemia do novo coronavírus, muitas lojas ficaram fechadas por longos períodos na região, a fim de respeitar e seguir as normas restritivas. Porém, Braulio Rezende lembra que o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados permitiram, com segurança, a abertura do comércio em algumas datas comemorativas. Nos feriados de 1º de maio, Dia do Trabalho, e no dia 16 de agosto, Dia do Comerciário friburguense, o setor funcionou normalmente.
“Nessas datas, as lojas geralmente não abrem. No momento, dentro de um cenário atípico, achamos que seria importante oferecer ao nosso segmento oportunidade de reduzir os prejuízos que vem acumulando desde 2020 e que se intensificaram nos primeiros meses do ano devido ao agravamento da pandemia e à crise decorrente dela”, finalizou.
Cidades que serão beneficiadas pelo acordo
Além da cidade de Nova Friburgo, outros municípios integram a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio. Os lojistas dessas localidades ficam obrigados a cumprir o acordo firmado em Nova Friburgo, considerando também as suas cláusulas.
As cidades que participarão da liberação do comércio são Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.