Comércio da região está autorizado a funcionar no feriado de Corpus Christi

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos têm permissão para abrir no feriado de Corpus Christi, que cairá na quinta-feira, 8, e ampliar o expediente antes do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, em razão de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Tanto o funcionamento no feriado quanto a extensão do horário ficam condicionados à homologação, junto às entidades patronal e laboral, de termo de adesão à convenção coletiva da categoria.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, esclarece que a medida dá liberdade para os empresários decidirem o melhor para os seus negócios, desde que cumpram as determinações do instrumento coletivo referentes aos direitos trabalhistas dos comerciários.

A abertura e a ampliação do expediente são facultativas, porém demandam formalização do termo de adesão, que reitera o compromisso dos empresários em respeitar o que estabelece a convenção sobre garantias dos empregados”, reforça Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Rápido e simples, o procedimento de assinatura do termo precisa ser efetuado em ambos os sindicatos, conforme delibera a convenção coletiva. Cada feriado exige um termo de adesão; para estender horário, um único documento vigora no período inteiro anterior a datas especiais como dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e no Natal. Neste mês de junho, as lojas podem manter as portas abertas até 21 horas do dia 03 ao dia 12, funcionar das 9h às 18h nos domingos 04 e 11 e a partir das 9h no dia 05, segunda-feira, quando normalmente iniciam atendimento às 13h em virtude da Semana Inglesa.

Além de Nova Friburgo, se encontram na área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que devem seguir o instrumento coletivo em todas as suas cláusulas.

Ver anterior

Encontro discute raízes indígenas na Região Serrana

Ver próximo

Pelo segundo ano consecutivo, TCE-RJ emite parecer favorável às contas da gestão Cláudio Castro

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!