Comitê do Rio Dois Rios inicia atividade de campo do Projeto Mananciais

Na última quarta-feira, 21 de abril, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios realizou uma visita técnica na microbacia do Barracão dos Mendes, no município de Nova Friburgo-RJ. A visita na microbacia foi a primeira atividade de campo do Projeto Mananciais, do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul – Ceivap. Este programa do Ceivap consta em sua execução a participação de parceiros institucionais: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), a Emater (Local e Regional), a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo, Empresa Água e Solo e a Agevap.

O objetivo do programa é proteger, manter, recuperar, expandir e/ou assegurar a oferta de serviços ecossistêmicos que contribuem para a manutenção da qualidade e regulação da disponibilidade da água de mananciais estratégicos para a região hidrográfica do rio Paraíba do Sul. E o Comitê Rio Dois Rios através de critérios técnicos escolheu a microbacia de Barracão dos Mendes para iniciar o projeto.

O Programa Mananciais é realizado de forma colaborativa pelo CEIVAP com seus Comitês afluentes, e promovem ações conjuntas para a melhoria da água. Através dos Projetos Participativos de Incremento de Serviços Ambientais na Microbacia Alvo – PRISMA, são identificados os problemas relacionados com a água (como a perda da qualidade, indisponibilidade sazonal ou perene, os conflitos pelo uso da mesma e entre outros), e medidas de intervenção são planejadas na forma de obras e serviços (restauração ecológica, conservação dos solos, saneamento básico rural, incentivo à produção sustentável, etc.).

O objetivo inicial desta visita técnica foi realizar uma avaliação ambiental da microbacia, para em seguida iniciar a elaboração do seu PRISMA. As atividades na região continuarão nas próximas semanas com o objetivo de realizar junto aos produtores locais o diagnóstico da microbacia. Definindo assim, seus principais problemas ambientais, quantificando-os e localizando-os. Com essa informação o PRISMA apontará as intervenções necessárias para a melhoria quantitativa e qualitativa da água na microbacia.

Na visita foi possível observar diversos fatores que interferem diretamente na água, com destaque: processos erosivos decorrente de manejo inadequado do solo na produção agrícola e na falta de sistemas de drenagens adequados nas estradas vicinais; possibilidade de utilização mais racional da água com substituição de tecnologia de irrigação; áreas de preservação permanente (APPs) com necessidade de recuperação, utilização de agrotóxicos, dentre outros.

O projeto prevê aplicação de R$2.500.000,00 em intervenções alinhadas com as boas práticas de produção agropecuária, de modo a incentivar um manejo sustentável no uso da água. Os produtores beneficiados farão adesão de forma voluntária e haverá necessidade que atendam a algumas exigências como possuir o Cadastro Ambiental da Propriedade (CAR), e possuir o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).

Os PRISMAs são definidos pela secretaria do programa e construído de forma participativa com os atores do programa que são, além do CEIVAP e dos Comitês afluentes, o Coletivo de Proprietários de Terra, a executora de Obras, gerenciadora de Obras e os demais parceiros e apoiadores do Projeto.

A microbacia do Barracão dos Mendes foi classificada como o primeiro PRISMA na região do Rio Dois Rios, e recebeu a primeira visita técnica que auxiliou para análiseda região para definir as estratégias e ações adequadas de acordo com as necessidades da região.

Ver anterior

Autores do livro “Álbum das Fazendas de Cantagalo” recebem Moção de Parabenização

Ver próximo

Vereador pede reabertura da Biblioteca em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!